Segurança Compartilhar
LUTO

Quem foi José Álvaro Moisés, fundador do PT que morreu afogado

Sociólogo, cientista político e professor da USP, deixou legado importante na ciência política brasileira

• Atualizado

Redação

Por Redação

Quem foi José Álvaro Moisés, fundador do PT que morreu afogado em SP – Imagem: reprodução
Quem foi José Álvaro Moisés, fundador do PT que morreu afogado em SP – Imagem: reprodução

O sociólogo e cientista político José Álvaro Moisés, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), morreu na sexta-feira (13), aos 81 anos, após se afogar na praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

Moisés era professor titular de Ciência Política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e considerado uma das principais referências da Ciência Política brasileira. Segundo a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), suas pesquisas sobre democracia, instituições políticas, cultura política e qualidade da democracia deixaram um legado incontornável para a área e para gerações de estudantes.

“Sua trajetória acadêmica, marcada pelo rigor intelectual e pelo compromisso com a vida pública, deixa um legado incontornável para a área e para gerações de pesquisadoras e pesquisadores”, destacou a ABCP em nota.

Formado e com doutorado pela USP, José Álvaro Moisés dedicou sua carreira ao estudo da democracia brasileira, analisando os desafios institucionais do país após a redemocratização. Ele também foi diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs/USP), coordenando estudos sobre opinião pública, governança e participação cidadã, aproximando a pesquisa acadêmica do debate público.

Nos anos 1980, Moisés participou do processo de fundação do PT, ao lado de metalúrgicos e membros da igreja católica, mas posteriormente se afastou do partido para se dedicar à carreira acadêmica e à análise crítica da democracia brasileira, incluindo o desempenho institucional de partidos políticos.

Além de acadêmico, foi coordenador de formulação política do Fórum Direitos Já, grupo que reúne lideranças políticas e intelectuais. Autor e organizador de diversos livros e artigos sobre democracia no Brasil e na América Latina, defendeu a importância do fortalecimento institucional e da participação cidadã qualificada como pilares da consolidação democrática.

*Com informações de Metrópoles.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.