Internacional Compartilhar
NOVA MEDIDA

Possível suspensão de vistos para os EUA deve atingir Brasil e outros 75 países

Segundo a Fox News, a medida passa a valer em 21 de janeiro e não há prazo definido para a retomada das atividades.

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Suspensão de vistos para os EUA deve atingir Brasil e outros 75 países | Foto: PF/Divulgação
Suspensão de vistos para os EUA deve atingir Brasil e outros 75 países | Foto: PF/Divulgação

O processo para obtenção de visto para visitar os Estados Unidos estaria suspenso por tempo indeterminado para o Brasil e outros 75 países. A informação foi divulgada pela emissora norte-americana Fox News, que afirma ter tido acesso a um memorando interno do Departamento de Estado dos EUA.

De acordo com a reportagem, os procedimentos de triagem e verificação de solicitantes estão sendo reavaliados, o que teria levado ao congelamento temporário da emissão de vistos. Ainda segundo a emissora, a medida passa a valer em 21 de janeiro e não há prazo definido para a retomada das atividades.

Suspensão de vistos para os EUA vai reforçar triagem

A suspensão faria parte de um esforço do Departamento de Estado para endurecer as regras de imigração e “reprimir solicitantes considerados propensos a se tornar um ‘encargo público’” nos Estados Unidos. O termo é usado pelo governo norte-americano para se referir a estrangeiros que, após se mudarem para o país, passam a depender financeiramente de programas públicos.

Entre os grupos que podem ser enquadrados nessa classificação estariam pessoas com dependentes com deficiência, indivíduos com doenças crônicas, obesidade, diabetes, entre outras condições de saúde que possam gerar custos ao sistema público.

Além do Brasil, a lista citada pela Fox News inclui países como Rússia, Nigéria, Tailândia, Irã, Egito, Somália, Afeganistão e Iraque, entre outros. Ao todo, seriam 76 países afetados pela medida.

Ainda em novembro de 2025, o presidente Donald Trump implementou regras mais rígidas para a emissão de vistos e para a permanência de estrangeiros nos Estados Unidos.

Segundo o memorando citado pela emissora, as embaixadas norte-americanas ao redor do mundo teriam sido orientadas a adotar uma postura mais rigorosa na análise dos pedidos.

Vistos já solicitados seguem regras atuais

Apesar das informações divulgadas, o governo dos Estados Unidos ainda não se pronunciou oficialmente sobre a reportagem. Além disso, o documento apresentado pela Fox News não estaria em vigor no momento.

Desta maneira, pessoas que solicitaram o visto recentemente continuam tendo seus pedidos analisados de acordo com as diretrizes atuais nos consulados americanos.

Com informações do SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.