Segurança Compartilhar
RESGATE

Polícia resgata segundo animal após morte de cão

Animal será periciado e ficará sob cuidados do município

• Atualizado

Redação

Por Redação

Polícia resgata segundo animal após morte de cão – Imagem: PCSC
Polícia resgata segundo animal após morte de cão – Imagem: PCSC

Um segundo cão envolvido no caso de maus-tratos que resultou na morte de um animal em Itajaí foi localizado e resgatado nesta quinta-feira (13). O animal, de pelagem branca, era de propriedade de um dos adolescentes apreendidos e havia retornado para a casa do menor.

Diante da situação, foi solicitado ao Poder Judiciário um mandado de busca e apreensão para que o cão passasse por perícia veterinária e fosse encaminhado a um local seguro. O pedido foi aceito na tarde desta quinta-feira, e o mandado foi cumprido logo após a expedição. O animal foi recuperado com sucesso.

Agora, o cão será submetido a exame pericial pela Polícia Científica e permanecerá sob os cuidados do Instituto Itajaí Sustentável Ambiental, autarquia municipal responsável pela proteção animal na cidade.

Prisão, apreensões e investigação

A Polícia Civil de Santa Catarina informou que, na tarde de quinta-feira (12), foi registrada ocorrência no bairro Murta, em Itajaí, relacionada, em tese, ao crime de maus-tratos a animais com resultado morte, além de ato infracional análogo ao mesmo delito e corrupção de menores.

Segundo as informações apuradas até o momento, indivíduos teriam praticado atos de crueldade contra dois cães domésticos em uma área próxima a um curso d’água e também em um prédio abandonado nas proximidades. Um dos animais não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro foi solto por um popular e conseguiu fugir.

Um maior de idade foi preso em flagrante por, em tese, maus-tratos a animais com resultado morte e corrupção de menores. A autoridade policial solicitou a conversão da prisão em flagrante em preventiva, decisão que cabe ao Poder Judiciário.

Dois adolescentes foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de maus-tratos com resultado morte. As medidas legais foram adotadas, com comunicação ao Juízo competente, ao Ministério Público e à Defensoria Pública. Devido à gravidade dos fatos e à repercussão do caso, foi fundamentada a não liberação imediata aos responsáveis legais.

Durante a investigação, a polícia ouviu envolvidos e testemunhas, apreendeu celulares, pediu perícia no local e encaminhou o corpo do animal para exame. Também continuam as buscas para identificar um possível quarto envolvido e analisar imagens de câmeras da região.

Relembre o caso

Três adolescentes foram apreendidos na noite de quinta-feira (12) após denúncia de maus-tratos a um cão no bairro Cordeiros, em Itajaí. Segundo testemunhas, quatro adolescentes teriam arremessado o animal em um rio e, depois, o levado até um prédio abandonado, de onde o teriam lançado do alto da edificação.

A ocorrência foi atendida pela Guarda Municipal, por meio da equipe da Guarda Ambiental. Quando os agentes chegaram, uma viatura da Polícia Militar já estava no local prestando atendimento. Após diligências, os envolvidos foram localizados.

Uma médica veterinária realizou análise preliminar e constatou escoriações na boca, queixo e palato do animal morto, além de sangramento, lesões compatíveis com possível queda.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.