Segurança Compartilhar
MAUS-TRATOS

Polícia prende homem e resgata 247 animais em Blumenau

O tutor, um homem de 24 anos, foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos e 247 animais foram resgatados

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Polícia prende homem e resgata 247 animais em Blumenau | Foto: divulgação/PCSC
Polícia prende homem e resgata 247 animais em Blumenau | Foto: divulgação/PCSC

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou, nesta quinta-feira (5), duas operações de combate aos maus-tratos contra animais em Blumenau, que resultaram na prisão em flagrante de um homem no bairro Salto Weissbach e no resgate de 247 animais no bairro Garcia.

As ações foram coordenadas pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC), por meio da Delegacia de Proteção Animal, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Blumenau, através do CEPREA(D).

Cão é resgatado em estado grave no Salto Weissbach

Durante a tarde, equipes da Polícia Civil (PC) e fiscais do CEPREAD atenderam uma denúncia anônima na Rua Bahia, no bairro Salto Weissbach. No local, foi encontrado um cão de porte médio em situação extrema de maus-tratos e negligência.

Segundo a PC animal apresentava desnutrição severa, feridas extensas na região da orelha infestadas por moscas, além de lesões nas patas. Preso a uma corrente curta fixada em uma barra de ferro e mantido em abrigo inadequado, o cão não reagia a estímulos, quadro compatível com estado quase vegetativo.

O tutor, um homem de 24 anos, foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos contra cão. A pena prevista para esse tipo de crime varia de 2 a 5 anos de reclusão. O animal foi resgatado e encaminhado para atendimento veterinário emergencial na FURB.

Operação no Garcia apreende 247 animais

Ainda no mesmo dia, outra operação da Delegacia de Proteção Animal foi realizada no bairro Garcia, onde foram apreendidos 247 animais mantidos em condições inadequadas.

Entre os animais estavam 198 aves exóticas, 30 aves silvestres nativas, algumas sem anilhas de identificação, além de 8 coelhos, 8 hamsters e 1 codorna. As aves eram mantidas em gaiolas superlotadas, sujas e sem condições mínimas de higiene.

Parte das aves silvestres não possuía documentação de origem legal, configurando guarda irregular de fauna silvestre. O responsável será autuado administrativamente pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) e responderá a Termo Circunstanciado pelos crimes de maus-tratos (art. 32) e guarda ilegal de fauna silvestre.

Todos os animais apreendidos foram encaminhados à FURB, onde passam por avaliação veterinária, tratamento e destinação adequada.

Denúncias são fundamentais

A Delegacia de Proteção Animal destaca que a participação da população é essencial no combate aos crimes ambientais e aos maus-tratos contra animais. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181, que funciona 24 horas por dia.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.