Segurança Compartilhar
Investimento em segurança

Polícia Militar forma 400 jovens para atuar na segurança de SC

Após a formação, os auxiliares temporários passam a atuar no apoio às atividades essenciais da PMSC

• Atualizado

Emilly Bueno

Por Emilly Bueno

Polícia Militar forma 400 jovens para atuar na segurança de SC | Foto: divulgação/PMSC
Polícia Militar forma 400 jovens para atuar na segurança de SC | Foto: divulgação/PMSC

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) formou, na manhã desta terça-feira (20), 400 jovens no Curso de Formação de Auxiliares Temporários de Serviço Administrativo (AT). A solenidade foi realizada no Teatro Governador Pedro Ivo Campos e reuniu formandos de diversas regiões do estado. Após a formação, os auxiliares temporários passam a atuar no apoio às atividades essenciais da PMSC, especialmente na comunicação operacional e no atendimento do serviço de emergência 190.

O curso formação começou em dezembro de 2025 e contou com carga horária total de 139 horas, incluindo conteúdos como atendimento telefônico, radiocomunicação, protocolos institucionais, legislação aplicada, saúde mental e práticas operacionais nas centrais de emergência.

Durante a cerimônia, o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, destacou a importância dos jovens para o fortalecimento das ações da corporação.

“A atuação dos auxiliares temporários é essencial para garantir mais agilidade e qualidade no atendimento à sociedade, permitindo que a Polícia Militar concentre seus esforços na atividade-fim”, afirmou.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), coronel veterano Sinval Santos da Silva, que representou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. O secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, e outras autoridades civis e militares também estiveram presentes.

Mais de 400 jovens irão reforçar a seguranças de Santa Catarina

Segundo a PM 405 auxiliares temporários irão atuar nas Centrais de Emergência, Centrais de Videomonitoramento e em serviços administrativos da Polícia Militar, em 19 municípios catarinenses.

A PM informou ainda que os jovens selecionados têm entre 18 e 23 anos e foram escolhidos por meio de processo seletivo realizado em 2025, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.