Segurança Compartilhar
Operação Infantius

Operação contra exploração infantil prende dois em SC

Mandados foram cumpridos em quatro cidades de SC. Dois suspeitos foram presos em flagrante durante a operação

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Operação contra exploração infantil prende dois em SC – Foto: GAECO/MPSC
Operação contra exploração infantil prende dois em SC – Foto: GAECO/MPSC

Na manhã desta sexta-feira (13), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou a Operação Infantius, com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente digital.

A ação foi coordenada pelo CyberGAECO e ocorreu em apoio às Promotorias de Justiça de Lages, Navegantes, Gaspar e Blumenau, responsáveis pelas investigações. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nesses municípios.

Durante as diligências, foram apreendidos computadores, celulares e mídias de armazenamento que passarão por perícia especializada. Em duas cidades — Navegantes e Blumenau — houve prisões em flagrante após a constatação de armazenamento de conteúdo relacionado a abuso sexual infantojuvenil.

Em Blumenau, um dos investigados também tinha um mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável e foi preso novamente por esse motivo.

Segundo o Ministério Público, as apurações começaram a partir de monitoramento especializado de redes digitais, que identificou usuários suspeitos de fazer download e compartilhar arquivos com conteúdo ilícito. As informações levantadas permitiram o pedido das medidas judiciais.

A investigação contou ainda com cooperação internacional da agência Homeland Security Investigations (HSI), ligada ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, por meio da Embaixada norte-americana.

De acordo com o MPSC, os suspeitos podem responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como armazenamento e compartilhamento de material envolvendo abuso sexual de menores.

As investigações seguem em sigilo. Novas informações devem ser divulgadas conforme o andamento do caso.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.