Segurança Compartilhar
POLÍCIA

Motorista é preso em SC por “ostentar” símbolo nazista em carro

Veículo com símbolo nazista foi localizado pela Polícia Militar. Suspeito foi preso em flagrante e levado à delegacia

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Motorista é preso em SC por ostentar símbolo nazista em carro – Foto: Polícia Civil de SC
Motorista é preso em SC por ostentar símbolo nazista em carro – Foto: Polícia Civil de SC

Um homem foi preso na tarde da última sexta-feira (23), em Araranguá, no Litoral Sul de Santa Catarina, após ser flagrado circulando com um adesivo de suástica nazista no carro. O caso passou a ser investigado pela Polícia Civil e foi enquadrado na Lei do Racismo, que considera crime inafiançável a apologia ao nazismo.

O veículo, um Chevrolet Classic, apresentava um adesivo no para-brisa traseiro com o símbolo ilegal, acompanhado da frase “Brasil guerra civil já” e das bandeiras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A Polícia Militar localizou o automóvel estacionado em frente a um estabelecimento comercial.

De acordo com a PM, funcionários do local relataram que o carro teria apresentado problemas mecânicos, e que o motorista deixou a área a pé. Imagens de câmeras de segurança ajudaram os policiais a identificar o proprietário do veículo, que não foi encontrado naquele momento. Diante da situação, o automóvel foi apreendido para investigação.

Posteriormente, o suspeito foi localizado e levado à Central de Plantão Policial. Conforme o delegado Adriel Alves, o homem foi preso em flagrante e, durante o interrogatório, confirmou ser o dono do carro e responsável pela colocação dos adesivos.

Ainda segundo o delegado, familiares chegaram a alertar o suspeito sobre as possíveis consequências legais da atitude, mas, mesmo assim, ele optou por manter o material no veículo.

No Brasil, a divulgação de símbolos ligados ao nazismo é considerada crime de apologia ao racismo e incitação à violência. A Lei nº 7.716/1989 proíbe a fabricação, comercialização e divulgação de conteúdos que utilizem a suástica ou outros símbolos relacionados à ideologia nazista. Em caso de condenação, a pena pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.