Líder religioso é preso suspeito de abusos sexuais em rituais
Suspeito usava a fé e a vulnerabilidade das vítimas para cometer os crimes
• Atualizado
A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu preventivamente um homem de 63 anos, suspeito de abusar sexualmente de mulheres durante rituais religiosos, na manhã desta quarta-feira (11), em Gaspar, no Vale do Itajaí. A ação faz parte da Operação Santidade, deflagrada em conjunto com a Polícia Militar.
Segundo a investigação, o suspeito se apresentava como líder religioso e utilizava a fé, a vulnerabilidade emocional e o abalo psicológico das vítimas para manipulá-las a praticar atos sexuais com ele. Os abusos teriam ocorrido mediante fraude, o que configura o crime previsto no artigo 215 do Código Penal.
A Delegacia de Polícia de Gaspar já investigava o caso desde 2024, quando foi instaurado o primeiro inquérito policial. Em 2025, um novo inquérito foi aberto após diversas mulheres relatarem abusos com dinâmica semelhante. Durante as apurações, a polícia identificou que o investigado já responde a processos no Estado do Paraná, movidos por duas vítimas, pelos mesmos tipos de crimes.
Diante da reincidência e para garantia da ordem pública, o delegado responsável representou pela prisão preventiva, que foi autorizada pela Justiça. Com o deferimento das medidas, policiais civis e militares cumpriram o mandado de prisão e realizaram buscas domiciliares, ocasião em que foi apreendido o celular do suspeito.
O delegado Filipe Martins, que coordena as investigações, informou que o inquérito deve ser concluído em até 10 dias. O homem foi encaminhado ao presídio local, onde ficará à disposição da Justiça e passará por audiência de custódia nas próximas 24 horas.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO