Júri condena casal que mandou matar homem para não pagar dívida
Julgamento durou quase 16 horas e terminou com a condenação dos quatro acusados
• Atualizado
Quatro pessoas, um casal e outros dois homens, foram condenadas pelo assassinato de um homem no Centro de Balneário Camboriú. O julgamento começou na manhã de quinta-feira (26) e terminou na madrugada desta sexta-feira (27), após quase 16 horas de sessão.
Os jurados acolheram integralmente os pedidos do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representado no plenário pela promotora de Justiça Ariane Bulla Jaquier.
Os dois homens apontados como executores foram condenados por homicídio qualificado e receberam penas de 12 e 14 anos de prisão. Já o casal, considerado mandante do crime, foi condenado por homicídio duplamente qualificado, com penas de 16 anos e 18 anos e oito meses de reclusão. Todas as penas deverão ser cumpridas inicialmente em regime fechado.
Crime foi motivado por dívida
O assassinato aconteceu em janeiro de 2024. A vítima foi morta a tiros quando chegava ao prédio onde morava, no Centro da cidade. De acordo com a denúncia, o casal devia dinheiro à vítima. Para não pagar a dívida, planejou o crime e contou com a participação dos outros dois condenados para executar o homicídio.
Segundo o MPSC, o casal se aproximou inicialmente da vítima para conseguir empréstimos em dinheiro. Com o tempo, a relação evoluiu para uma amizade íntima. A confiança foi usada para obter novos empréstimos, inclusive para terceiros, com cobrança de juros altos.
Uma semana antes do crime, a mulher renegociou a data de pagamento da dívida, adiando o vencimento para o início do mês seguinte. No dia 29 de janeiro, sob comando dela, a vítima foi executada, sem que o valor devido tivesse sido pago.
Monitoramento antes da execução
As provas apresentadas no julgamento indicaram que, no dia do crime, a mulher monitorou a vítima em tempo real por meio de ligações e mensagens. O outro mandante permaneceu em Balneário Camboriú, coordenando a movimentação dos executores. Um dos condenados acompanhou o autor dos disparos e garantiu que o plano fosse cumprido.
A dinâmica do crime foi confirmada por câmeras de monitoramento da cidade, que registraram a movimentação dos envolvidos, e pela perícia realizada no celular da vítima, que apontou o monitoramento feito instantes antes do ataque. A investigação foi conduzida pela Divisão de Investigação Criminal de Balneário Camboriú.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO