Segurança Compartilhar
INQUÉRITO

Investigação conclui que falha no manuseio de explosivo causou morte de soldado em SC

Bryan sofreu ferimentos graves, foi encaminhado ao Pronto Atendimento, mas não resistiu

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Redes Sociais/Reprodução
Foto: Redes Sociais/Reprodução

O Comando da 5ª Região Militar concluiu o Inquérito Policial Militar (IPM) que investiga a morte do soldado Brayan Damazo de Sant’Anna Pinto. O caso ocorreu em 23 de outubro de 2025, após um acidente envolvendo um artefato explosivo no Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras, no Norte de Santa Catarina.

Bryan sofreu ferimentos graves e recebeu os primeiros socorros pela equipe médica do campo. Ele foi encaminhado ao Pronto Atendimento da Unidade de Saúde Central de Três Barras. Apesar dos esforços das equipes médicas e do Samu, o militar morreu durante o deslocamento para o Hospital de Mafra.

A investigação apontou que a morte do soldado foi causada por detonação acidental de um componente pirotécnico de uma munição de exercício de 105 mm.

Segundo o Comando da 5ª Região Militar, os laudos confirmaram que o acidente ocorreu devido ao manuseio isolado e indevido do artefato, sem a observação dos protocolos de segurança exigidos.

Além disso, o órgão ressaltou que, diante das irregularidades apuradas, o Comando do Campo de Instrução instaurou procedimentos para a aplicação das sanções aos militares identificados no processo.

“Os autos do IPM foram encaminhados à Justiça Militar da União para a devida apreciação pelo Ministério Público Militar”, afirmou o Exército.

A 5ª Região Militar reforçou ainda que, desde o acidente, presta integral apoio aos familiares do militar, lamenta a perda e reafirma seu compromisso com o aperfeiçoamento constante de suas medidas de segurança e instrução.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.