Gritos de socorro revelam agressão contra grávida em SC
Vítima apresentava hematomas no pescoço e braços
• Atualizado
Uma mulher grávida foi agredida na madrugada desta segunda-feira (9), no bairro Jaraguá 99, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Quando a Polícia Militar chegou ao local, ouviu gritos de socorro de crianças que estavam dentro da residência.
A vítima, que está no quarto mês de gestação, relatou que o companheiro chegou na casa embriagado e ficou irritado com a demora para que a porta fosse aberta. Em seguida, ele teria jogado a mulher no chão, a enforcado e a agredido com socos e chutes.
Diante dos fatos, o autor foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. A grávida apresentava hematomas no pescoço e braços. As crianças ficaram sob os cuidados de um responsável.
Violência contra a mulher: onde buscar ajuda em SC
Mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou de gênero contam com uma rede de proteção formada por canais de denúncias, leis e espaço de acolhimento.
Confira os canais de denúncia
- Polícia Militar
Para acionar a PMSC, ligue 190 (para situação de emergência) ou acesse o aplicativo PMSC Cidadão (disponível em Android ou IOS).
- Polícia Civil
Também é possível registrar denúncias por meio do Disque Denúncia 181 (aceita denúncia anônima) ou pelo contato (48) 98844-0011, via WhatsApp ou Telegram.
Além disso, a denúncia pode ser feita de forma online, na Delegacia Virtual, ou presencial diretamente em uma Delegacia da Mulher ou nas Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI).
- Central de Atendimento à Mulher
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço de utilidade pública com o objetivo de enfrentar a violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Entre os serviços disponíveis estão:
- Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.;
- Informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento;
- Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.
É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via Whatsapp (61) 9610-0180.
- Ouvidoria das Mulheres do Conselho Nacional do Ministério Público
A Ouvidoria das Mulheres do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) é um canal especializado para receber, tratar e encaminhar denúncias de violência contra a mulher. E mail: [email protected].
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO