Frente fria provoca temporais em SC a partir desta sexta-feira
Temporais com raios, granizo e ventos fortes atingem todas as regiões. Risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas e destelhamentos
• Atualizado
A atuação de uma frente fria sobre o mar, combinada com instabilidades em diferentes níveis da atmosfera e a presença de um sistema de baixa pressão entre o continente e o oceano, provoca temporais em todo o estado de Santa Catarina nesta sexta-feira (20).
De acordo com a previsão, há condições para chuvas intensas, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, entre o final da manhã e o final da noite.
Os temporais devem ser acompanhados de raios, vendavais e granizo. O risco é considerado moderado a alto para ocorrências como: Alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica, e queda de galhos e árvores.
Temperaturas caem nesta sexta
As temperaturas máximas diminuem em relação ao dia anterior. À tarde, os termômetros podem chegar perto dos 33°C em áreas do Grande Oeste. No restante do estado, as máximas variam entre 25°C e 30°C.
Sábado (21) começa com chuva persistente no litoral
Na madrugada de sábado (21), o sistema de baixa pressão se desloca entre a divisa de Santa Catarina com o Paraná no litoral. A circulação associada ao sistema mantém as instabilidades, provocando chuva persistente em áreas da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí e do Litoral Norte.
Entre a tarde e a noite, retornam as condições típicas de temporais de verão em todo o estado, com pancadas rápidas e temporais isolados.
O risco segue moderado a pontualmente alto para transtornos como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores.
Calor e abafamento continuam
Apesar da instabilidade, as temperaturas sobem novamente:
- Entre 28°C e 32°C no Grande Oeste
- Entre 27°C e 30°C na metade leste do estado
O calor combinado com a alta umidade e a nebulosidade mantém a sensação de abafamento.
Domingo (22) tem chuva no litoral e temporais isolados no Oeste
No domingo (22), a circulação marítima continua transportando umidade para o continente, mantendo maior presença de nuvens e chuvas de circulação entre os Planaltos e o Litoral.
Já no Extremo Oeste e no Oeste, o calor e a disponibilidade de umidade favorecem temporais isolados entre a tarde e a noite, com chuva pontualmente intensa.
O risco para ocorrências relacionadas ao tempo varia de baixo a moderado.
As temperaturas caem em relação ao sábado e ficam entre 25°C e 27°C na maior parte do estado. Nas regiões de serra, os termômetros não devem passar dos 22°C.
Início da semana segue com instabilidade
Na segunda-feira (23), a circulação marítima favorece maior cobertura de nuvens entre o Planalto e o Litoral, com ocorrência de chuvas rápidas ao longo do dia.
No Extremo Oeste e Oeste, as instabilidades se intensificam devido à aproximação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina.
Já na terça-feira (24), a formação e o avanço de uma nova frente fria sobre o oceano voltam a favorecer a ocorrência de temporais em todo o estado.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO