Caminhão perde freios, capota e tem carga furtada na SC-480 em Chapecó
Acidente ocorreu na SC-480, em Chapecó, e motorista não se feriu. Caminhão saiu da pista e capotou próximo à ponte do Rio Goio-Ên
• Atualizado
Um caminhão capotou no final da tarde de terça-feira (7), por volta das 18h, na rodovia SC-480, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O acidente resultou apenas em danos materiais, mas também foi registrado furto parcial da carga transportada pelo veículo.
Segundo a PMRv, o acidente ocorreu em um trecho com sinalização visível e boas condições climáticas. A dinâmica foi caracterizada como colisão contra objeto fixo, seguida de saída de pista e capotamento, envolvendo um caminhão Mercedes-Benz Atego, com placas de Itupeva (SP).
O motorista, um homem de 58 anos, natural de Iretama (PR), relatou que seguia no sentido Chapecó (SC) – Nonoai (RS) quando, nas proximidades da ponte do Rio Goio-Ên, o veículo apresentou falha mecânica no sistema de frenagem. De acordo com o condutor, os freios superaqueceram e deixaram de responder, o que impossibilitou evitar a saída de pista e o capotamento.
Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local e realizaram a avaliação do condutor, que não sofreu ferimentos e foi liberado em seguida. O caminhão teve danos de média monta.
Após o acidente, a Polícia Militar Rodoviária também registrou um furto parcial da carga, cometido por pessoas que estavam no local antes da chegada da guarnição. Apesar de a ação ter sido registrada por imagens divulgadas pela mídia local, os envolvidos não foram identificados.
Com o novo tombamento de um caminhão, voltou à tona a discussão sobre o andamento da área de escape no Goio-Ên, em Chapecó. O trecho é conhecido pelo alto número de acidentes, inclusive com registros de mortes. Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Chapecó, foi emitida a segunda nota:
NOTA – CAIXA DE DESACELERAÇÃO
É de conhecimento que o Governo do Estado realizou em agosto de 2025 processo licitatório para a construção de Caixa de Desaceleração na Serra do Porto Goio-Ên (Rodovia SC-480) e o mesmo acabou dando deserto.
Ressaltamos que o projeto da obra foi doado pelo Município de Chapecó em 26 de Julho de 2022.
Recentemente, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, com a intenção de tornar o preço da obra mais atrativo, para que empresas participem da licitação solicitou a inserção do FIT (Fator de Interferência de Tráfego) no orçamento. Havendo desta forma, a necessidade de uma adequação orçamentária no Projeto.
O Município de Chapecó fará os ajustes necessários e posteriormente a devolução do mesmo para na sequência iniciar uma nova licitação
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO