Bois em situação de maus-tratos são resgatados em Joinville
Nova etapa da vistoria identificou a persistência de maus-tratos no local
• Atualizado
Uma vistoria realizada na terça-feira (3) resultou no resgate de nove bois em situação de maus-tratos no bairro Vila Nova, em Joinville. A ação é continuidade de um caso iniciado em julho de 2025.
Os animais foram encontrados sinais de abandono, manejo inadequado e em estado de extrema magreza. A vistoria foi feita pela vereadora Liliane da Frada e contou com o apoio da Polícia Científica, Polícia Civil e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Diante da situação, foi possível resgatar apenas nove de 40 bois, considerados os animais em estado mais crítico pela Cidasc. Voluntários auxiliaram no transporte, no manejo dos animais e no encaminhamento para o lar temporário.
Bois em situação de maus-tratos são resgatados em Joinville
— SCC10 (@scc10oficial) February 4, 2026
Vídeo: Liliane da Frada/Divulgação pic.twitter.com/hJU5cVlxHV
Mais de 30 bois ainda permanecem na propriedade. Diante disso, será solicitada a expedição de um novo mandado judicial para viabilizar a retirada dos outros animais e a conclusão adequada do resgate.
Além dos bovinos, também foram encontrados no local um carneiro em más condições de saúde e cinco cães, sendo quatro filhotes, um deles com ferimentos visíveis.
Primeira ação de resgate foi realizada em 2025
Em 2025, quase 100 bois pertencentes a um homem de aproximadamente 80 anos foram encontrados em condições preocupantes.
Na época, 32 animais foram retirados, enquanto os demais permaneceram no local devido à necessidade de autorizações legais e à avaliação dos órgãos competentes.
O portal SCC10 entrou em contato com a Delegacia de Proteção Animal (DPA) de Joinville para obter esclarecimentos, mas até a publicação desta matéria não teve resposta.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO