Bebê é salvo por bombeiros após se engasgar em SC
Bombeiros foram acionados na manhã desta terça-feira (7)
• Atualizado
Um bebê de 33 dias foi salvo por bombeiros voluntários após se engasgar na manhã desta terça-feira (7), em Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina. O caso foi registrado por volta das 6h08.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Ipumirim foi acionado e iniciou o atendimento por telefone, orientando os solicitantes sobre as manobras de desobstrução de vias aéreas, enquanto uma equipe de atendimento pré-hospitalar era deslocada até o local da ocorrência.
No local, os bombeiros realizaram a desobstrução das vias aéreas do bebê, que voltou a respirar normalmente.
Após o atendimento inicial, a criança foi encaminhada ao Hospital São Camilo, em Ipumirim, para avaliação médica.
Manobra de Heimlich em bebês
Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repitir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO