Cotidiano Compartilhar
De volta ao Brasil

Segundo avião da FAB com brasileiros voltando de Israel pousa no RJ

Cerca de duas mil pessoas já procuraram o governo para retornar ao país em meio à guerra

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Governo Federal/Divulgação
Foto: Governo Federal/Divulgação

O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que traz de volta ao país brasileiros que estavam em Israel pousou no Rio de Janeiro às 2h41 desta quinta-feira (12). Ao todo, 214 brasileiros foram resgatados em Tel Aviv, na costa de Israel, e levados até a Base Aérea do Galeão, na Zona Norte do Rio. A viagem durou cerca de 14 horas.

Todos os passageiros serão recebidos por familiares no desembarque doméstico do aeroporto da capital carioca, onde deve ser servido um café da manhã. Além dos brasileiros, o voo trouxe três gatos e um cachorro.

A operação acontece após Israel declarar guerra contra o grupo palestino Hamas. Inicialmente, a FAB está priorizando famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência e enfermos. O primeiro avião de resgate chegou na madrugada de quarta-feira (11), com 211 brasileiros repatriados. Outros cinco voos já estão em trânsito para chegar em Israel.

Segundo o Itamaraty, mais de 2 mil pessoas já procuraram as autoridades para retornar ao Brasil. O número total de brasileiros em Israel, no entanto, é calculado em 2,5 mil, enquanto aproximadamente 50 estão presos na Faixa de Gaza. Para fazer o resgate no local, as autoridades estão em contato com os governos de Israel, da Palestina e do Egito.

“O trabalho [para conseguir trazer brasileiros da Faixa de Gaza] já está sendo feito. Estamos em contato com Israel, Egito e Palestina para o entendimento do deslocamento terrestre”, disse o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.