Santa Catarina registra recorde de passageiros nos aeroportos em 2025
8,5 milhões de passageiros passaram pelos terminais catarinenses em voos domésticos e internacionais em 2025
• Atualizado
O Governo de Santa Catarina divulgou, nesta segunda-feira (12), que os aeroportos do estado bateram um novo recorde de movimentação em 2025 e confirmaram que Santa Catarina foi um dos principais hubs aéreos do país. Segundo o governo, ao longo do ano passaram cerca de 8,5 milhões de passageiros passaram pelos terminais catarinenses em voos domésticos e internacionais. O número representa um crescimento de 5,6% em relação a 2024.
De acordo com a Diretoria de Integração de Modais e Gerência de Aeroportos da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) pela primeira vez na história Santa Catarina ultrapassou a marca de 1,2 milhão de passageiros vindos de voos internacionais.
Para o governador Jorginho Mello, o resultado é reflexo de um conjunto de fatores que tornam Santa Catarina cada vez mais atrativa. “A gente tem praia pra quem é do verão, tem montanha e neve, tem cultura e um povo acolhedor. Mas não é só isso. Somos o estado mais seguro do país e, com a nossa economia dinâmica, atraímos novos negócios e eventos. Investimos de forma constante na nossa infraestrutura. E o resultado é esse, mais um ano com mais um recorde de passageiros”, afirmou.
O secretário da SPAF, Beto Martins, destacou que o desempenho catarinense se aproxima dos maiores mercados aéreos do mundo quando analisado de forma proporcional à população. “Santa Catarina tem um índice de 1,04 passageiros por habitante. No Brasil esse índice é de 0,6, na China gira em torno de 0,5, na América Latina e Caribe é de 0,41, e temos o mesmo desempenho do Chile. É um resultado notável, que valoriza o trabalho das concessionárias, com apoio do poder público, conforme determinação do governador”, disse.
O Aeroporto Internacional de Florianópolis segue como o mais movimentado do estado, tanto em voos domésticos quanto internacionais. No mercado internacional, o terminal da Capital ocupa a terceira posição no ranking nacional. Em 2025 o aeroporto registrou um crescimento de 36,7% de passageiros internacionais em comparação com 2024. No mercado doméstico, o aeroporto registrou 3,7 milhões de passageiros, superando a marca de 5 milhões no total.
Os demais aeroportos catarinenses também tiveram um desempenho positivo no mercado doméstico, de acordo com a SPAF. Os números mostram um crescimento de 1,7% em relação a 2024. O Aeroporto de Navegantes registrou 2,2 milhões de passageiros. Chapecó teve 647,9 mil passageiros, Joinville 528,2 mil, Jaguaruna 108,9 mil e Correia Pinto 7,3 mil passageiros ao longo do ano.
Os números absolutos e finais da movimentação aeroportuária de Santa Catarina e do Brasil ainda serão oficialmente consolidados e divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nas próximas semanas.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO