SC está entre os três estados com menor taxa de moradores em favelas e comunidades urbanas
Rio de Janeiro e São Paulo lideram o ranking, segundo o IBGE
• Atualizado
Santa Catarina é o terceiro estado com menor percentual de pessoas morando em favelas ou comunidades urbanas. Dos mais de 7,6 milhões de catarinenses, apenas 109.227 vivem em favelas, o equivalente a 1,44% da população total. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estado possui exatas 161 favelas ou comunidades urbanas espalhadas por todas as regiões do estado. Por quantitativo de cidade, Florianópolis lidera com 45 favelas, seguido de Blumenau, com 37.
A boa colocação de Santa Catarina é reflexo do desenvolvimento de todo o estado, é o que diz a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann. “Nosso estado se destaca quando o assunto é Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quando avaliamos a renda, acesso à educação e saúde de qualidade e isso reflete também no baixo número de favelas e comunidades”, conclui.
Características dos domicílios em favelas
No estado, 40.537 domicílios estão nas favelas, destes, 64% possuem conexão com a rede de esgoto, 84% possuem abastecimento de água pela rede geral, e quase 100% deles possuem banheiro exclusivo e coleta seletiva de resíduos.
Características da população residente em favelas
As mulheres representam a maior parte da população nas favelas, sendo 99 homens para cada 100 mulheres. A maioria são jovens, na faixa de 28 anos.
Taxa de alfabetização
Em Santa Catarina, cerca de 97,25% da população é alfabetizada. Dos 109.227 habitantes das favelas, 95,28% são alfabetizados.
Favelas no Brasil
De acordo com o IBGE, no Brasil foram encontradas 12.348 favelas e comunidades urbanas, onde vivem 16.390.815 pessoas, o equivalente a 8,1% da população do país. Em 2010, foram identificadas 6.329 favelas e comunidades urbanas, onde residiam 11.425.644 pessoas, ou 6,0% da população do país naquele ano.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO