Xanxerê confirma novos casos de dengue e chikungunya
Equipes de saúde realizam vistorias e aplicam medidas de controle
• Atualizado
A Secretaria de Saúde de Xanxerê, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou novos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Uma mulher de 33 anos contraiu chikungunya, enquanto seu filho de oito anos foi diagnosticado com dengue. Ambos moram na mesma residência, localizada na Linha Serrinha, interior do município.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, a mãe começou a apresentar os sintomas no dia 26 de janeiro, e o filho, dois dias depois, em 28 de janeiro. Ambos realizaram exames e receberam acompanhamento médico das equipes de saúde, apresentando melhora nos últimos dias.
O caso de chikungunya é o quinto registrado em Xanxerê em 2026, enquanto o de dengue é o primeiro do ano. Atualmente, o município registra 59 focos do mosquito Aedes aegypti.
Para evitar a proliferação das arboviroses, a Vigilância Epidemiológica reforçou a atenção à região da Linha Serrinha. Nesta quinta-feira (05), agentes de endemias vistoriaram a área, verificando possíveis focos, orientando a população e realizando limpeza e aplicação de larvicidas.
Além disso, no final da tarde, período de maior atividade do mosquito, será aplicado inseticida nas casas e espaços públicos da região, com o objetivo de eliminar os mosquitos contaminados. A Secretaria de Saúde reforça ainda que a população deve manter caixas d’água tampadas, destinar corretamente objetos como pneus e garrafas plásticas e verificar escoamento de calhas e lajes para evitar acúmulo de água.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO