Vírus Nipah deixa Índia em alerta; mais de 100 pacientes já estão em quarentena
O vírus Nipah transita entre os morcegos e pode ser um risco para os humanos
• Atualizado
O vírus letal Nipah está assustando a população da Índia. Segundo confirmação do governo do país, cinco pessoas já foram infectadas pelo vírus. Além disso, as autoridades locais confirmam que mais de 100 pacientes estão de quarentena para evitar a transmissão do Nipah. Um dos pacientes está internado em Calcutá, em estado grave.
Classificado como letal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus Nipah transita entre os morcegos e pode ser um risco para os humanos.
Vírus Nipah deixa Índia em alerta
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus letal Nipah, que preocupa a Índia, é transmitido a partir do consumo de alimentos contaminados. Porém, também é possível contrair o vírus por meio da transmissão comunitária, isto é, de uma pessoa infectada para outra.
A OMS alerta que os principais sintomas do Nipah incluem dor de cabeça, febre, dor muscular, dor de garganta, vômitos, sonolência e consciência alterada. Em casos mais grave, há chances de pneumonia atípica, complicações respiratórias e encefalite (inflamação no tecido cerebral).
Período do vírus no corpo
A OMS explica que a pessoa infectada pelo vírus pode começar a ter os sintomas dentro de quatro a 14 dias, porém, o vírus Nipah pode permanecer no corpo por 45 dias.
Tratamento
Não existe um tratamento, nem uma vacina para conter o vírus Nipah, mas a OMS prioriza a pesquisa sobre o vírus, já que é um potencial causador de pandemia.
Até o momento, o vírus Nipah circula apenas na Índia e em Bangladesh, e são baixas as chances de que chegue ao Brasil.
Com informações do Metrópoles
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO