Saúde Compartilhar
PREVENÇÃO

UFSC busca diabéticos para projeto sobre a doença na universidade

O Programa de Prevenção de Diabetes aposta em mudanças no estilo de vida como estratégia de prevenção

• Atualizado

Emilly Bueno

Por Emilly Bueno

UFSC busca diabéticos para projeto sobre a doença na universidade | Foto: Banco de Imagens
UFSC busca diabéticos para projeto sobre a doença na universidade | Foto: Banco de Imagens

Um projeto nacional de pesquisa que investiga a prevenção do diabetes tipo 2 está recrutando voluntários em Florianópolis. Desenvolvido em mais de 30 centros de pesquisa do país, incluindo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Programa de Prevenção de Diabetes (PROVEN-DIA) aposta em mudanças no estilo de vida como estratégia de prevenção.

Realizado pelo pelo Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (NuPEFID) e o Grupo de Pesquisa em Exercício Clínico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto atende pessoas com pré-diabetes (risco elevado) ou diabetes tipo 2 já diagnosticado, e foca em ferramentas diversas para prevenir a diabetes, mas que não incluem remédios.

Entre as propostas do Programa de Prevenção de Diabetes estão a alimentação saudável, exercícios físicos, controle do estresse e melhoria do sono, além de outras ações indicadas pelo programa.

Inscrições para o Programa de Prevenção de Diabetes

Interessados em fazer parte da iniciativa do Ministério da Saúde, precisam obrigatoriamente ter 18 anos ou mais, diagnóstico de pré-diabetes e é necessário que não tomem remédio antidiabético. No programa, os participantes terão acesso gratuito a exames de sangue, avaliação cardiovascular e antropométrica.

A inscrição no Programa de Prevenção de Diabetes é realizada via formulário, e os candidatos devem acessar a ficha da triagem e preencher as informações solicitadas.

Conforme os dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença causada pela insuficiência ou má absorção de insulina no corpo, atinge de 13 milhões de brasileiros, cerca de 6,9% da população do país.

A pesquisa, amparada pela Beneficência Portuguesa de São Paulo busca mudar essa realidade e dimunir os impactos dela na vida dos brasileiros.

*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.