SC registra 185 municípios infestados pelo Aedes aegypti
Estado registra mais de 5 mil focos do mosquito e investiga três mortes por dengue
• Atualizado
Santa Catarina segue em alerta devido às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue e chikungunya. Entre 4 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026, o estado registrou 5.702 focos do mosquito em 218 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 185 estão infestados.
No mesmo período, foram notificadas 5.476 suspeitas de dengue, sendo 2.097 casos considerados prováveis. Três óbitos estão em investigação, segundo o informe epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
“Precisamos manter os cuidados, principalmente nessa época do ano, quando ocorre o aumento das chuvas e das temperaturas, condições favoráveis para a reprodução do mosquito Aedes aegypti”, alerta João Augusto Fuck, diretor da DIVE.
O informe registrou 78 notificações de chikungunya, das quais 43 foram consideradas casos prováveis. Em comparação com o mesmo período de 2025, quando foram registrados 20 casos prováveis, o aumento é de 290%. Nenhum óbito foi confirmado.
A chikungunya causa febre alta, dores intensas nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, cansaço extremo e manchas vermelhas na pele. Em casos graves, principalmente em idosos e pessoas com doenças crônicas, pode levar à internação e até ao óbito.
População deve se engajar no combate ao mosquito
A Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais reforçam que a participação da população é decisiva para reduzir o risco de epidemias. Algumas medidas simples ajudam a eliminar os criadouros do mosquito:
- Evitar que água da chuva se acumule em recipientes como pneus, tampas de garrafa, latas e copos;
- Não acumular materiais descartáveis em terrenos ou pátios;
- Tratar piscinas com cloro ou esvaziá-las quando não estiverem em uso;
- Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
- Lavar com escova e sabão as vasilhas de água e comida dos animais pelo menos uma vez por semana;
- Colocar areia nos pratinhos de plantas e remover a água acumulada duas vezes por semana;
- Manter lixeiras tampadas, não acumular lixo ou entulho, e guardar pneus em local seco e coberto.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO