Saúde Compartilhar
Imunização

Sábado (28) será ‘dia D’ de Vacinação contra gripe em SC

Segundo o governo do Estado, em Santa Catarina, o público prioritário soma cerca de 3,2 milhões de pessoas

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Sábado (28) será ‘dia D’ de Vacinação contra gripe em SC | Foto: reprodução/ Canva
Sábado (28) será ‘dia D’ de Vacinação contra gripe em SC | Foto: reprodução/ Canva

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) informou que recebeu nesta segunda-feira (23) a primeira remessa com 224 mil doses da vacina contra a gripe. Segundo a SES, a distribuição às regionais começa nesta terça-feira (24), marcando o início da preparação para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2026.

A orientação é que os municípios iniciem a imunização assim que receberem as doses. “O Dia D” de mobilização está marcado para o sábado, 28 de março, e a campanha segue até o dia 30 de maio em todo o estado.

Segundo o governo do Estado, em Santa Catarina, o público prioritário soma cerca de 3,2 milhões de pessoas. Estão incluídos crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (isto é, mulheres que recém tiveram filhos), além de pessoas com doenças crônicas e deficiências permanentes, entre outros grupos.

O Sistema Único de Saúde (SUS) informa que a vacina aplicada neste ano é do tipo trivalente, que protege contra os vírus influenza A H1N1, H3N2 e influenza B. O principal objetivo é reduzir complicações, internações e mortes causadas pela doença, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

O governo explica que a distribuição das doses será coordenada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, que fará o envio proporcional aos municípios, priorizando os públicos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a meta é garantir alta cobertura vacinal já nas primeiras semanas da campanha.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que a antecipação das doses é uma estratégia para conter o avanço da doença. “A vacinação é a forma mais segura e eficaz de proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis”, afirmou.

Importância da vacinação

Na Europa, a circulação do vírus da influenza começou mais cedo na temporada 2025/2026. A maioria dos registros no Velho Mundo foi de uma variante do tipo H3N2, mais transmissível.

O governo informa que em Santa Catarina, esse mesmo subtipo já foi identificado em casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave desde novembro de 2025, indicando que o vírus já está em circulação no estado.

Para o diretor da DIVE, João Augusto Fuck, a vacinação é fundamental para reduzir o impacto da doença nas próximas semanas e garantir a capacidade de atendimento das unidades de saúde.

Além da imunização, as autoridades destacam a importância de medidas preventivas, como higienização frequente das mãos e atenção aos sintomas respiratórios.

Cronograma de distribuição

O governo informa entrega das doses às regionais ocorre de forma escalonada:

  • Terça-feira: Itajaí, Blumenau, Joaçaba, Videira, Grande Florianópolis e Joinville
  • Quarta-feira: Mafra, Jaraguá do Sul, Lages, Rio do Sul, Araranguá, Tubarão e Criciúma
  • Quinta-feira: São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia e Xanxerê

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.