Reino Unido alerta para risco de pancreatite com Mounjaro
Agência de saúde britânica orienta o uso de Wegovy e Mounjaro só com acompanhamento médico
• Atualizado
A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido emitiu um alerta após registrar casos graves de pancreatite em pacientes que usam remédios para obesidade e diabetes, como Wegovy, da Novo Nordisk, e Mounjaro, da Eli Lilly. Em alguns casos, a inflamação no pâncreas evoluiu até para morte.
Segundo a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA), os médicos e pacientes devem ficar atentos aos sinais de pancreatite, uma inflamação que pode provocar dor abdominal forte e com irradiação para as costas, além de náuseas e vômitos. A orientação teve que ser reforçada depois do registro de casos considerados especialmente graves.
Entre 2007 e outubro de 2025, a agência britânica MHRA recebeu quase 1.300 relatos de pancreatite associados ao uso desses medicamentos. Desse total, 19 casos evoluíram para morte.
Além disso, também foram registrados 24 episódios de pancreatite necrosante, a forma mais grave da doença, que provoca a morte de parte do tecido do pâncreas.
Orientação a pacientes e médicos
A agência britânica recomenda que pessoas em uso desses medicamentos procurem atendimento médico se sentirem dor abdominal forte e contínua, principalmente se estiverem acompanhadas de náuseas e vômitos, porque esses são os sinais mais comuns de pancreatite.
A MHRA também orienta médicos a questionarem os pacientes com esse tipo de sintoma sobre o uso de remédios para emagrecimento e diabetes. Como parte das compras das canetas emagrecedoras é feita de forma privada, a informação pode não aparecer no prontuário do sistema público de saúde.
*Com informações do portal Metrópoles.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO