Saúde Compartilhar
SAÚDE DA MULHER

Rede municipal de saúde de Florianópolis começa a oferecer Implanon de graça

O método contraceptivo Implanon, subdérmico, isto é, fixo sob a pele, de longa duração

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Rede municipal de saúde de Florianópolis começa a oferecer Implanon de graça | Foto: João Risi/MS
Rede municipal de saúde de Florianópolis começa a oferecer Implanon de graça | Foto: João Risi/MS

A Prefeitura de Florianópolis anunciou nesta quinta-feira (22) a oferta gratuita do Implanon na rede municipal de saúde. O método contraceptivo subdérmico, isto é, fixo sob a pele, de longa duração, passa a integrar oficialmente os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na Capital e deve estar disponível, até junho, nas 50 Unidades de Saúde da Atenção Primária, além da Policlínica da Mulher e da Criança.

Segundo a prefeitura, neste primeiro momento, a disponibilização do Implanon ocorre de forma gradual e está vinculada à capacitação de médicos e enfermeiros da rede municipal. Desde novembro de 2025, os profissionais participam de treinamentos práticos, assegurando que a ampliação do acesso aconteça com segurança, qualidade e padronização dos procedimentos.

Para essa etapa inicial, o município conta com cerca de 2 mil implantes destinados à formação dos profissionais de saúde. Conforme a prefeitura, aproximadamente 110 mulheres já receberam o Implanon durante as atividades práticas de capacitação.

Oferta de Implanon prioriza áreas de maior vulnerabilidade

A prefeitura informou que a implantação do Implanon vai ocorrer, principalmente, em unidades localizadas em regiões com maior demanda e vulnerabilidade social. A prefeitura disse ainda, que atualmente, 18 centros de saúde de Florianópolis já iniciaram a oferta do contraceptivo. O executivo disse também que o recebimento e a distribuição dos implantes acontecem conforme a solicitação das unidades, e a capacidade de aplicação será ampliada à medida que novas remessas forem enviadas pelo Ministério da Saúde.

“A chegada do Implanon ao SUS de Florianópolis é resultado de um trabalho técnico consistente e de um compromisso permanente com a ampliação dos direitos reprodutivos e com o cuidado integral à saúde da mulher”, destaca a diretora da Atenção Primária à Saúde, Daniela Salomé de Andrade.

Métodos contraceptivos gratuitos no SUS de Florianópolis

Além do Implanon, a rede municipal de saúde já garante acesso gratuito a diversos métodos contraceptivos, fortalecendo o direito de escolha das mulheres e a atenção à saúde sexual e reprodutiva. Entre as opções disponíveis estão pílulas anticoncepcionais orais, injetáveis mensais e trimestrais, DIU de cobre, preservativos masculinos e femininos, além das cirurgias de laqueadura e vasectomia.

O que é o Implanon e como funciona

O Implanon é um pequeno implante inserido sob a pele do braço, que libera hormônio de forma contínua para prevenir a gravidez. O método age impedindo a ovulação e tem duração de até três anos, podendo ser retirado ou substituído ao final desse período.

Entre os principais benefícios estão a alta eficácia contraceptiva, a baixa dosagem hormonal, a segurança e a possibilidade de redução de cólicas e desconfortos menstruais. A colocação é rápida, realizada em consultório, com anestesia local.

Segundo o SUS, nos primeiros dez dias após a inserção, é recomendada a utilização de outro método contraceptivo em conjunto. Podem ocorrer alterações no sangramento menstrual, como escapes, aumento, diminuição ou ausência da menstruação, além de sintomas como acne, dor de cabeça ou sensibilidade nas mamas nos meses iniciais.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de dor intensa após 72 horas, vermelhidão, calor ou secreção no local da inserção, febre ou dificuldade para sentir o implante no braço, a paciente deve entrar em contato com o Alô Saúde pelo telefone 0800 333 3233 ou procurar a sua unidade de saúde de referência.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.