Mãe e filho são diagnosticados com chikungunya e dengue em Xanxerê
Após a confirmação dos casos, a Vigilância Epidemiológica intensificou as ações na região onde a família reside
• Atualizado
A Prefeitura de Xanxerê confirmou na manhã desta quinta-feira (5), novos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que uma mãe, de 33 anos, foi diagnosticada com chikungunya, enquanto o filho, de oito anos, com dengue. Ambos moram na Linha Serrinha, no interior do município.
Agentes de endemias realizam vistorias ainda nesta quinta-feira, para identificar focos do mosquito. Também serão realizadas limpezas em áreas de risco e aplicação de larvicidas nas áreas. Os cidadões podem buscar orientação com os agentes em caso de dúvida sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Sintomas das doenças
Segundo a Secretaria de Saúde, a mulher começou a apresentar os primeiros sintomas da chikungunya no dia 26 de janeiro. Já a criança apresentou os primeiros sinais da dengue no dia 28. Os dois realizaram exames e receberam acompanhamento das equipes de saúde do município, apresentando melhora nos últimos dias.
Após a confirmação dos casos, a Vigilância Epidemiológica intensificou as ações na região onde a família reside.
Ação preventiva contra o mosquito
No final da tarde, período em que o mosquito apresenta maior atividade, será realizada a aplicação de inseticida em residências e espaços da região, com o objetivo de eliminar mosquitos adultos possivelmente contaminados.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da participação da população no combate ao Aedes aegypti. Entre as orientações estão manter caixas d’água tampadas, descartar corretamente pneus e recipientes que acumulam água e verificar o escoamento de calhas e lajes.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO