Cotidiano Compartilhar
SERVIÇO

Florianópolis lança curso para cuidadores de idosos

Prefeitura de Florianópolis oferece curso gratuito para cuidadores de idosos, com formação prática, suporte psicológico e certificação

• Atualizado

Roberto Gatti

Por Roberto Gatti

Florianópolis lança curso para cuidadores de idosos.| Foto: Banco de imagens do Canva
Florianópolis lança curso para cuidadores de idosos.| Foto: Banco de imagens do Canva

A Prefeitura de Florianópolis está oferecendo o curso de formação “Cuidado Quirido”, voltado à capacitação de cuidadores de idosos na Capital. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo de Santa Catarina.

O programa também conta com apoio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e do Conselho Estadual do Idoso, com foco na qualificação do cuidado a pessoas idosas em situação de fragilidade ou com alto grau de dependência.

A formação começou em outubro de 2025, com turmas presenciais, e passou a contar com modalidade online em fevereiro de 2026. A meta é capacitar mais de mil participantes até 31 de agosto, quando o curso será encerrado.

Inscrições são gratuitas

As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. O cadastro deve ser feito pela plataforma Saúde Digital UFSC. Ao final da formação, os participantes recebem certificado.

Curso tem três etapas

O curso é dividido em três etapas. A primeira consiste em um módulo teórico com 15 aulas assíncronas, abordando temas como direitos da pessoa idosa, cuidados paliativos, primeiros socorros, higiene, alimentação e o papel do cuidador.

Na segunda etapa, participantes residentes em Florianópolis podem receber acompanhamento domiciliar de profissionais da saúde, com orientação prática aplicada ao cuidado com idosos.

Entre os conteúdos práticos estão cuidados com mobilidade, prevenção de quedas, higiene, alimentação, manejo de sondas e prevenção de lesões.

Apoio psicológico aos cuidadores

A terceira etapa inclui atendimento em saúde mental, com acompanhamento psicológico voltado a cuidadores em situação de sobrecarga emocional.

De acordo com a coordenadora do projeto, Alice Pacheco, a proposta é oferecer suporte integral.

Muitos cuidadores enfrentam uma sobrecarga invisível. Queremos garantir que eles também recebam apoio para cuidar de si”, afirma.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.