Saúde Compartilhar
Mais qualidade

Florianópolis avança na saúde da mulher com mamógrafo digital na rede pública

O novo mamógrafo poderá realizar até 1.200 exames mensais

• Atualizado

Redação

Por Redação

Florianópolis avança na saúde da mulher com mamógrafo digital na rede pública | Foto: Allan Carvalho | PMF
Florianópolis avança na saúde da mulher com mamógrafo digital na rede pública | Foto: Allan Carvalho | PMF

Um novo equipamento para ajudar nos cuidados com a saúde das mulheres em Florianópolis, vai começar a operar na próxima segunda-feira (19). O primeiro mamógrafo da rede municipal de saúde vai ser instalado na Policlínica da Mulher e da Criança.

O novo mamógrafo poderá realizar até 1.200 exames mensais, e o uso será voltado, principalmente, para mamografias de rastreamento, que atendem a faixa etária de 40 a 74 anos, sem sintomas.

As mamografias diagnósticas, que investigam nódulos ou alterações mamárias, seguem sendo executadas por clínicas contratualizadas pelo município de Florianópolis.

“Florianópolis vem avançando de forma consistente na ampliação e qualificação dos serviços de saúde. Já alcançamos marcos importantes, como a implantação do MultiHospital e as filas zeradas para exames de raio-x, colposcopia e reumatologia, além da redução de 50% na espera por exames laboratoriais. A instalação deste novo equipamento reafirma nosso compromisso de seguir investindo, especialmente na saúde da mulher, com mais estrutura, acesso e qualidade no atendimento”, disse o prefeito da capital, Topázio Neto.

Mamógrafo digital na rede pública de Florianópolis

Antes da implantação desse novo mamógrafo, as mamografias de rastreamento seguem sendo realizadas com o equipamento analógico. A partir de segunda (19), as usuárias já poderão realizar os exames com mais qualidade e precisão, no equipamento digital.

Além disso, os exames serão guardados no servidor da Secretaria Municipal de Saúde, deixando o acesso mais seguro, por meio do login e senha, e permitindo a comparação dos resultados novos com os antigos.

Para aquelas mulheres que precisam realizar a mamografia, é necessário procurar o Centro de Saúde de referência. Logo após uma avaliação feita pela Saúde da Família o encaminhamento é feito para a Policlínica, onde ocorre o exame.

Expectativa de zerar a fila de espera no primeiro semestre

A introdução do novo equipamento na rede pública de Florianópolis visa reduzir a fila de espera, de aproximadamente 3.800 mulheres, no primeiro semestre do ano. Em janeiro, cerca de 500 pacientes já tiveram os procedimentos agendados.

Segundo o secretário de Saúde, Almir Gentil: “Este mamógrafo representa um salto de qualidade no rastreamento e diagnóstico de câncer de mama. Não iremos apenas reduzir a fila, mas oferecer exames com maior qualidade. Além disso, concluímos a última etapa de implantação da Policlínica da Mulher e da Criança, com o início do serviço de mamografia”.

A forma de detectar antecipadamente a doença ajudaria a diminuir os números de câncer de mama, já que o problema é uma das principais causas de mortes entre mulheres em Florianópolis. Do total, 63% das mortes acontecem de forma precoce, antes do 70 anos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.