Atriz descobre câncer associado à prótese de silicone; entenda
Ela explica que preferiu compartilhar o quadro de saúde para alertar outras pessoas sobre os riscos, e não para assustar
• Atualizado
A atriz Evelin Camargo usou as redes sociais para contar que foi diagnosticada com um tumor relacionado ao uso de prótese de silicone. No vídeo, publicado na segunda-feira (2), ela explica que preferiu compartilhar o quadro de saúde para alertar outras pessoas sobre os riscos, e não para assustar.
“Há uma semana eu fui diagnosticada com linfoma anaplásico de grandes células causado pelo implante de silicone. Do dia para a noite o meu seio esquerdo triplicou de tamanho. Fui para o hospital, fiquei muito nervosa, inicialmente todo mundo achou que era uma ruptura de prótese”, disse.
A atriz conta que fez uma cirurgia de redução de mama em dezembro de 2019, quando colocou próteses pequenas apenas para modelar o formato dos seios. Seis anos depois, em dezembro de 2025, ela notou o aumento repentino da mama.
O exame de ressonância magnética mostrou que a prótese estava inteira, mas rodeada de um líquido, chamado de seroma tardio. Exames posteriores confirmaram se tratar de um linfoma anaplásico de grandes células associado a implantes mamários (BIA-ALCL).
O ginecologista e mastologista Alexandre Pupo Nogueira, membro do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês, explica que o BIA-ALCL é um tipo raro do linfoma não Hodgkin (LNH), um câncer do sistema linfático que se desenvolve na cápsula fibrosa que o corpo produz ao redor da prótese. Ele não é um câncer originário da mama, mas sim da cápsula formada ao redor do implante.
“A causa deste tipo de linfoma não é bem definida, mas ele está muito associado a implantes mamários de superfície texturizada. O atrito entre a prótese e a cápsula acaba gerando uma inflamação crônica, com a possibilidade de surgir uma película de bactérias que estimula o sistema imune, fazendo com que algumas células degenerem e formem o linfoma”, explica Nogueira.
O cirurgião plástico Wendell Uguetto, membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, esclarece que de forma geral os implantes de silicone são seguros. Os lisos e microtexturizados não têm demonstrado aumento do número de linfomas. “Esse tipo de prótese [texturizada] faz uma dupla cápsula. Possivelmente isso acaba irritando mais o organismo do que outros tipos de texturas usadas”.
*Com informações do portal Metrópoles.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO