680 kg de alimentos irregulares são apreendidos em Xanxerê
Os fiscais encontraram alimentos com prazo de validade vencido e falhas nas condições higiênico-sanitárias do local
• Atualizado
Uma operação da Vigilância Sanitária resultou na apreensão de 680 quilos de produtos impróprios para o consumo em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A ação foi realizada na última semana, após o recebimento de uma denúncia que levou a equipe da Secretaria de Saúde a fiscalizar um estabelecimento comercial do município.
Durante a inspeção, os fiscais encontraram alimentos com prazo de validade vencido, produtos armazenados de forma inadequada e falhas nas condições higiênico-sanitárias do local.
Diante das irregularidades, toda a mercadoria considerada imprópria foi imediatamente apreendida e destinada à inutilização, conforme prevê a legislação sanitária vigente. O estabelecimento foi notificado e deverá responder aos procedimentos administrativos cabíveis.
Ação da Vigilância Sanitária
A fiscalização também faz parte da intensificação das ações durante os períodos de calor, quando as altas temperaturas aumentam o risco de deterioração dos alimentos e podem provocar prejuízos à saúde da população.
A Vigilância Sanitária reforça que o trabalho das equipes ocorre de forma contínua, especialmente em locais classificados como de médio e alto risco sanitário. O objetivo é garantir a segurança alimentar, prevenir surtos de doenças e assegurar que os produtos comercializados estejam dentro das normas exigidas por lei.
Como denúnciar situações irregulares
A orientação aos consumidores é redobrar a atenção no momento da compra, verificando a data de validade, as condições de armazenamento, a integridade das embalagens e a procedência dos alimentos, principalmente em dias de calor intenso.
Em caso de suspeita de irregularidades, a população pode registrar denúncia anônima pelos canais oficiais da vigilância, pela ouvidoria do município ou pelo WhatsApp (49) 99109-6971.
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO