São Francisco ocupa 7° lugar entre os portos públicos do país
Segundo o Ministério da Infraestrutura, o terminal do Norte catarinense subiu duas posições em relação ao ano anterior, quando ocupava a 9ª colocação
• Atualizado
O Porto de São Francisco do Sul conquistou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Segundo o Ministério da Infraestrutura, o terminal do Norte catarinense subiu duas posições em relação ao ano anterior, quando ocupava a 9ª colocação.
O avanço foi consequência da movimentação histórica de 2023, quando São Francisco embarcou e desembarcou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%) e entre todos os 32 terminais públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.
Maior porto de Santa Catarina
Em novembro, a Antaq já tinha divulgado que São Francisco do Sul tinha assumido a liderança na movimentação de cargas entre os portos de Santa Catarina, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá, tornando-se o maior do Estado.
No ano passado, São Francisco também liderou no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: incremento de 33%. Na sequência, seguem Portonave (+23%) e Itapoá (+20%).
SC lidera entre os estados do Sul
A soma da movimentação de carga dos seis portos catarinenses em 2023 alcançou 61,7 milhões de toneladas, aumento de 11,4% com relação a 2022. O número mostra que Santa Catarina foi o que mais cresceu entre os estados da Região Sul do país, superando o Paraná (+11%) e Rio Grande do Sul (+10%).
Os dados da Antaq também mostram que o crescimento catarinense foi 66% maior que a evolução portuária nacional (6,8%).
“Em 2023, o nosso Porto foi o que teve o maior crescimento de movimentação entre todos os portos públicos dos três estados do Sul e o segundo maior crescimento entre todos os portos públicos do Brasil”, explica o presidente do Porto, enfatizando que o resultado mostra a força e as potencialidades do maior porto de Santa Catarina.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO