Santa fica intacta em Estrela, cidade destruída pelas enchentes no RS: “Deus deixa seus sinais”
Vídeo mostra a santa intacta com barro em volta e o local com árvores derrubadas pela força da água
• Atualizado
A imagem de uma santa em uma capela atingida pelas enchentes na cidade de Estrela, uma das mais devastadas pelas forças da água, impressiona por ficar intacta em meio a um cenário de devastação causado pela catástrofe.
Um vídeo mostra a imagem da santa intacta, dentro de uma capela feita em metal. A imagem religiosa que tem o menino Jesus no colo, ficou cercada pelo barro levado pela água.
Pelas imagens, é possível ver que fenômeno natural derrubou boa parte de toda a vegetação em volta da capela, mas não chegou a atingir a santa.
A gravação tem uma mensagem narrada pela voz feminina, que diz: “Em um cenário de guerra, destruição, Deus sempre deixa seus sinais para seus filhos nunca perderem a fé. Lá está ela, com seu filho, intacta”.
O vídeo foi compartilhado pelo repórter William Fritzke. Diversos internautas reagiram ao vídeo com mensagens de esperança: “que nunca percamos a fé”.
Vídeo mostra santa intacta em Estrela
Santa fica intacta em Roca Sales e bíblia resiste aos alagamentos em Três Coroas
Um vídeo mostra a imagem de uma santa intacta em uma padaria que foi completamente inundada em Roca Sales, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.
“Como ela não foi embora de novo?”, diz uma mulher no vídeo. O registro é da jovem Eduarda Schwarz e alcançou mais de 4,5 milhões de visualizações. Ela compartilha em seu perfil as imagens da cidade destruída após a enchente. O vídeo foi compartilhado no último dia 10.
O que impressiona a jovem é que a imagem religiosa está solta na mesa, mas não foi levada pela água que alcançou o teto da padaria da família.
“A santinha, olha isso, meu Deus e ela ficou de novo. Ela tá solta, tudo isso aqui, tudo foi embora e ela ficou de novo. Meu Deus, não tem explicação”, diz uma mulher na gravação.
Vídeo mostra imagem de santa intacta em padaria completamente inundada no RS
Já em Três Coroas, no Rio Grande do Sul um fato chamou a atenção. Enquanto voluntários e bombeiros trabalhavam auxiliando a população do município, que foi bastante castigado pelas chuvas, uma Bíblia foi encontrada intacta no meio dos destroços.
- Chega de chuva: veja quando o sol retorna a SC
- Sete quedas de árvores são registradas na Grande Florianópolis
- Alerta vermelho em SC: acúmulo de chuva pode chegar a 100 mm nesta quarta
- Defesa Civil emite alerta para tempestades e mar agitado em SC
Águas baixam e mostram cenário de guerra em Estrela
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram um bairro da cidade de Estrela, no Rio Grande do Sul, totalmente devastado após as águas baixarem. O município foi um dos atingidos pelas chuvas fortes que assolam o estado desde a semana passada. O piloto do helicóptero que registrou o vídeo descreveu o ambiente como ‘o mais próximo de uma cena de guerra que eu já cheguei’. Assista.
Imagens divulgadas pela Defesa Civil de São Paulo também mostram os estragos deixados pela enchente na cidade. No vídeo é possível ver muita lama nas ruas, além de comércios e residências destruídas. Agentes da secretaria seguem no local auxiliando a população. Veja.
Hospital de Campanha
O Governo de Estrela divulgou que o Hospital de Campanha atenderá as situações de média complexidade e o Hospital Estrela continuará mantendo as atenções de alta complexidade.
A unidade iniciou o atendimento à população na manhã deste domingo (05), junto ao SESI de Estrela, e ocorrerá 24 horas por dia.
Blumenau vai apoiar Lajeado e Estrela com equipamentos para limpeza das cidades
Em reunião realizada no último dia 10, com os secretários municipais e vereadores na Prefeitura de Blumenau, o prefeito Mário Hildebrandt definiu que, além da campanha de arrecadação de donativos em prol do Rio Grande do Sul, o município irá auxiliar com suporte técnico as cidades de Lajeado e Estrela, situada na região do Vale do Taquari.
Neste primeiro momento, Blumenau fornecerá a Lajeado maquinários e caminhões para ações de resposta.
“Em contato com o prefeito local, veio uma solicitação dele para que nós auxiliássemos com equipamentos para desobstrução e limpeza de vias urbanas. Então, dentro da nossa possibilidade, encaminharemos maquinário e também operadores, para contribuir nesta missão, que para nós já é bastante familiar”, explica Hildebrandt.
Equipamentos como retroescavadeiras, caçambas e caminhões pipas serão fornecidos pelo Samae e também pela Intendência Distrital da Vila Itoupava, bem como, os operadores de ambas as secretarias que partem para esta missão na próxima segunda-feira, 13.
Equipe de apoio emocional
A cidade também enviará uma equipe de apoio emocional, da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), para auxiliar os moradores com orientações e diretrizes de como seguir de agora em diante. Serão 12 profissionais que adotarão a cidade de Estrela como sua segunda casa por um período de 15 dias, divididos em três escalas de quatro servidores.
Campanha prossegue em Blumenau
Enquanto isso, a campanha de arrecadação prossegue na cidade. Nesta sexta-feira (10), Blumenau despachou mais uma carga rumo ao Rio Grande do Sul, com 25 toneladas em mantimentos. Ao total, mais de 60 toneladas já foram enviadas às cidades atingidas. Os pontos de coleta seguirão recebendo donativos no fim de semana, inclusive o centro de distribuição no Setor 3 do Parque Vila Germânica, que até às 18h do sábado seguirá recebendo os itens. A próxima carga rumo ao estado vizinho está programada para a segunda-feira, quando dois caminhões devem partir com donativos para estas duas cidades do Vale do Taquari.
Blumenau envia água potável para vítimas das enchentes no RS
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) está preparando 60 mil copos de 200 ml de água potável fluoretada, tratada e envazada pela própria autarquia.
No total, são 12 mil litros de água potável, de reconhecida qualidade, para serem utilizados conforme a necessidade e a deliberação das autoridades. O material será enviado junto de outras doações que o município de Blumenau está arrecadando para enviar para o Rio Grande do Sul.
“É uma forma que temos de ajudar nossos irmãos gaúchos neste momento tão difícil que eles estão enfrentando”, comenta o diretor-presidente do Samae, André Espezim.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO