Cotidiano Compartilhar
Proteção

SC inicia aplicação de anticorpo para prevenir bronquiolite

Doses começam a ser distribuídas para municípios de Santa Catarina

• Atualizado

Redação

Por Redação

Bebê prematuro é imunizado contra vírus respiratório em SC  – Imagem: Silviane Mannrich/Ascom SES
Bebê prematuro é imunizado contra vírus respiratório em SC – Imagem: Silviane Mannrich/Ascom SES

O bebê Anthoni Machado Kniess Rohden, de apenas 2 meses, recebeu nesta segunda-feira (9) a aplicação do anticorpo Nirsevimabe, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Prematuro extremo, nascido com 25 semanas de gestação, ele faz parte do público-alvo que deve ser imunizado com o medicamento, que ajuda a prevenir as formas graves de infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e pneumonia em bebês.

Anthoni está internado na UTI da unidade e recebeu o anticorpo por meio da equipe do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A estratégia tem como objetivo proteger crianças mais vulneráveis antes do inverno, período de maior circulação do vírus.

A mãe do bebê, Adriana Machado, moradora de Braço do Norte, destacou o acolhimento recebido no hospital e a importância da imunização. Segundo ela, a aplicação do anticorpo traz mais segurança para enfrentar os meses mais frios. “O inverno vai chegar e ele estará mais protegido. Mesmo com dificuldade, a gente vai enfrentando e estamos aqui protegendo o Anthoni”, afirmou.

O Nirsevimabe é indicado principalmente para bebês prematuros, crianças com cardiopatias congênitas, doenças pulmonares crônicas e outras condições que aumentam o risco de complicações respiratórias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a ação busca reduzir internações e a sobrecarga nos serviços públicos de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, acompanhou a aplicação no Hospital Infantil e reforçou a importância da iniciativa. Ele orienta que pais de crianças com doenças associadas procurem as unidades básicas de saúde para obter informações sobre a imunização. Também lembrou que a vacina aplicada em gestantes ajuda a proteger os bebês nos primeiros meses de vida.

Distribuição nos municípios

As doses do Nirsevimabe começaram a ser distribuídas na semana passada para as regionais de Saúde de Mafra, Jaraguá do Sul, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Xanxerê, Araranguá, Tubarão, Criciúma, Itajaí e Blumenau. Nesta terça-feira (10), as regionais de Joaçaba, Videira, Florianópolis e Joinville também recebem o imunizante.

Os municípios devem retirar as doses nas regionais de saúde e organizar a aplicação no público-alvo. Para ter acesso, as famílias devem procurar a unidade de referência do município para informações sobre indicação e agendamento.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi, o anticorpo oferece proteção imediata contra o vírus. Ele explica que crianças prematuras, com menos de 36 semanas e seis dias de gestação, fazem parte do grupo elegível para receber o Nirsevimabe. A vacinação da mãe durante a gestação não exclui a aplicação do anticorpo nos bebês que se enquadram nos critérios do programa.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.