Cotidiano Compartilhar
Segurança

Santa Catarina é apontado como Estado mais seguro do Brasil

O Estado de Santa Catarina foi apontado como o mais seguro do país, pelo ranking Cidades Mais seguras do Brasil

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Mafalda Press, Divulgação
Foto: Mafalda Press, Divulgação

O Estado de Santa Catarina foi apontado como o mais seguro do país, pelo ranking Cidades Mais Seguras do Brasil. O indicador levou em conta assassinatos a cada 100 mil habitantes e o período de referência foi 2022. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde. A informação foi publicada no anuário 2023, elaborado pela empresa MySide.

O Estado catarinense ficou com a primeira colocação com 8,6, seguida por São Paulo com 11,3 e Minas Gerais com 14,0.

Dados da Polícia Civil de Santa Catarina

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou um balanço de dados envolvendo mortes violentas e cumprimentos de mandados judiciais referentes aos primeiros sete meses do ano. Os dados se referem ao período entre 01/01 a 31/07 e apontam uma queda de 78,57% nos casos envolvendo latrocínio, quando criminoso mata a vítima para roubá-la.

De acordo com o relatório da Diretoria de Inteligência da PCSC, no mesmo período do ano passado, houve 14 registros de latrocínio, contra 3 casos ocorridos neste ano.

Outra informação revelada pela análise de dados foi queda de 0,98 % nos casos de homicídio, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2022 foram registrados 307 homicídios contra 304 nos primeiros sete meses do ano.

Para o delegado-geral, Ulisses Gabriel, os resultados estão atrelados a uma polícia forte e eficiente. “O governador Jorginho Mello não tem medido esforços para equipar e valorizar a segurança pública. Essa política de investimentos é fundamental para que a Polícia Civil potencialize seus resultados com equipes qualificadas, inteligência, recursos tecnológicos e atuação em rede”, assinalou Ulisses Gabriel.

O mesmo vale para o cumprimento de mandados de busca que tiveram uma alta de 49,38% entre 01 de janeiro e 31 de julho. Os mandados de prisão estão na mesma tendência com alta de 47,88% no cumprimento da referida ordem judicial.

Confira mais dados do ranking:

Regiões mais seguras

O ranking ainda destacou a região Sul do Brasil como a segunda mais segura do país, sendo a região Sudeste em primeiro lugar e a Centro-Oeste, em terceiro.

Capitais mais seguras

A capital catarinense, Florianópolis, ficou em primeiro lugar com 9,5, seguida por São Paulo (SP) em segundo com 13,0 e Brasília (DF) com 14,2.

Cidades mais seguras – a cada 100 mil habitantes

Santa Catarina ficou novamente em primeiro lugar com a cidade de Jaraguá do Sul no topo do ranking com 2,3, seguida pelo município de Salto (SP) com 3,1 e Várzea Paulista (SP) com 3,5. A cidade de Brusque (SC) ficou na 6ª colocação, com 3,5.

Cidades mais seguras com população entre 200 mil e 500 mil de habitantes

Santa Catarina ficou com as colocações de 3º lugar com a cidade de Criciúma com 5,1 e Blumenau em 5º lugar, com 6,7.

Cidades mais seguras com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes

O ranking aponta Florianópolis em quarto lugar com 9,5 e Joinville na sétima colocação com 10,3.

Cidades mais seguras – Região Sul

Os dados do anuário informam a quantidade de mortes violentas/assassinatos, a cada 100 mil habitantes. As estimativas são baseadas em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde (MS) com base nos atestados de óbito de todas as mortes registradas no Brasil em 2022.

O objetivo da publicação é servir como um guia para pessoas em busca de um imóvel em uma nova cidade.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.