Saiba quais são os benefícios de abraçar, segundo a ciência
Nesta quarta-feira (22) é comemorado o Dia do Abraço
• Atualizado
Saiba quais são os benefícios de abraçar. Um estudo conduzido pela psiquiatra Karen Grewen, da Universidade de Carolina do Norte, concluiu que o abraço reduz a quantidade de dois hormônios do estresse: o cortisol e a norepinefrina. Além disso, facilita a produção de oxitocina, associada à produção de bem-estar.
Como ela fez essa descoberta? Segundo informações do SBT News, a conclusão se deu a partir da medição dos níveis de pressão sanguínea, de oxitocina e de cortisol antes e depois de os participantes conversarem sobre momentos felizes que viveram juntos, de assistirem a cinco minutos de um filme romântico e de se abraçarem por 20 segundos.
Outra revisão de diversos estudos, publicada em 2023 na revista Nature Human Behaviour, concluiu que o toque físico promove o bem-estar físico e mental nas pessoas. A análise mostrou que o toque consentido pode atuar como tratamento complementar de dores, além de provocar a redução dos sintomas depressivos e ansiosos — um dos motivos para o surgimento da data.
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO