Saiba onde fica praça que celebra raízes da Hungria em SC
O local escolhido para a construção da praça já é historicamente utilizado pela comunidade para eventos
• Atualizado
Foi inaugurada no último sábado (26), em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, a Praça Húngara – Magyar tér, na localidade Santo Estêvão. O evento reuniu centenas de pessoas, incluiu a presença de autoridades locais e representantes da Hungria.
Vale ressaltar que o local escolhido para a construção da praça já é historicamente utilizado pela comunidade para eventos. Agora, o espaço conta com atrações que incluem um memorial que homenageia as primeiras famílias húngaras que chegaram ao município em 1891.
Além disso, a praça contará com uma academia ao ar livre, playground, e um anfiteatro para apresentações artísticas. O investimento, com recursos do próprio município, foi de aproximadamente R$ 2 milhões e atende uma antiga reivindicação da comunidade de descendentes da etnia na cidade.
A cônsul-geral da Hungria, Zsuzsanna László, fez um discurso e destacou a admiração por Jaraguá do Sul.
“Estamos admirados, inspirados e gratos. Este lindíssimo canto do Brasil, é um prolongamento simbólico da nossa Pátria, a mais de 10 mil quilômetros de distância. Deus proteja os jaraguaenses.”
O embaixador Miklós Halmai, também destacou o quanto ficou surpreso com a cidade e suas belezas.
“É uma grande honra estar aqui e poder acompanhar de perto a inauguração deste espaço maravilhoso. Agradeço a todos que tornaram este sonho possível, um símbolo de nossa cultura”, frisou.
O evento contou, ainda, com apresentações do grupo de danças húngaras Dunántú, homenagens, entrega de moção de agradecimento ao doador da lança húngara e benção religiosa. O ato inaugural encerrou com o descerramento da placa e corte da fita.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO