Cotidiano Compartilhar
FICA LIGADO!

Saiba o motivo de não beber o café que está há mais de 20 minutos na garrafa térmica

Sintomas como azia e indigestão estão dentre as causas.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Saiba o motivo de não beber o café que está há mais de 20 minutos na garrafa térmica | Foto: Freepik
Saiba o motivo de não beber o café que está há mais de 20 minutos na garrafa térmica | Foto: Freepik

Essa é para os amantes de café! Imagina só você estar no seu trabalho e bateu aquela vontade de tomar um cafézinho. Ao chegar lá, você pega o café da garrafa térmica e toma buscando um pouco mais de energia para continuar o dia.

Pouco depois, você sente alguns sintomas, como azia e indigestão. Será que foi o café? Sim, pode ser! Muitas pessoas confiam em uma garrafa térmica para manter o café quente ao longo do dia, mas o que poucos sabem é que o café começa a sofrer alterações químicas quando passa muito tempo armazenado dessa forma.

Confira as alterações químicas no café

O especialista Julio Cesar Luchmann, fitoterapeuta clínico e neurocientista, explicou que, após 20 minutos na garrafa térmica, o café começa a oxidar, o que pode gerar uma série de efeitos indesejados para a saúde e prejudicar o sabor da bebida.

A oxidação é uma reação natural que ocorre quando o café é exposto ao calor e ao ar por um período prolongado. Na garrafa térmica, o calor retido acelera esse processo. A cafeína, principal estimulante presente no café, passa por alterações químicas que não apenas diminuem sua eficácia, mas também podem gerar compostos que irritam o estômago.

Além disso, a oxidação afeta outros componentes do café, como os óleos e ácidos presentes na bebida. Isso faz com que o sabor fresco do café seja substituído por um gosto amargo e metálico, muito diferente do café recém-preparado.

Sintomas do café oxidado

Beber café oxidado pode levar a sintomas como:

  • Azia
  • Desconforto gástrico
  • Refluxo

Isso ocorre porque os compostos que surgem durante a oxidação tendem a ser mais agressivos para o sistema digestivo, especialmente para pessoas com estômagos sensíveis ou predisposição a problemas gastrointestinais. Além disso, o consumo frequente desse tipo de café pode aumentar a acidez no corpo, agravando esses sintomas com o tempo.

A solução para evitar a oxidação e seus efeitos negativos é simples: consuma o café recém-preparado e evite deixá-lo por longos períodos em garrafas térmicas. Uma boa alternativa é preparar pequenas quantidades ao longo do dia.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreads Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.