Rostos e histórias de vidas perdidas na tragédia que destruiu famílias no Alto Vale
O desastre deixou 21 vítimas fatais em três cidades
• Atualizado
Tristeza imensurável, famílias devastadas e muita dor. Esse é o retrato deixado pela tragédia que atingiu cidades do Alto Vale do Itajaí durante a madrugada da última quinta-feira (17).
O desastre que deixou vítimas fatais em três cidades também causou marcas profundas em quem conseguiu se salvar, mas foi obrigado a se despedir de um ente querido. Mães, pais, avós, filhos, amigos… ao todo, 21 vidas foram perdidas e tiveram suas histórias interrompidas em meio ao temporal.
Nas redes sociais, incontáveis publicações refletem a perplexidade e tristeza dos moradores de cidades como Presidente Getúlio. Entre pedidos de ajuda e registros de solidariedade, muitas homenagens às vítimas também podem ser encontradas.
Mateus e Adriana
Os corpos de Adriana Suchara Wiese, de 52 anos, e Mateus Wiese, de 17 anos foram localizados nesta segunda-feira (21), em Presidente Getúlio. Eles eram mãe e filho. Por meio das redes sociais, familiares e amigos do jovem relatam que o rapaz era fã de esportes, amigável e muito querido. O carinho era tanto que as professoras da escola onde o Mateus estudava foram ao local onde ele residia, levaram uma foto do jovem e fizeram um apelo aos Bombeiros Voluntários.
“Elas contaram que telefonaram para todos os alunos deles de Presidente Getúlio e encontraram todos, menos o Mateus e a mãe. Elas choravam para os Bombeiros e pediram para que os profissionais não desistissem de encontrá-los porque ele era uma pessoa maravilhosa”, relata a equipe de comunicação dos Bombeiros Voluntários da cidade.
Ex-atleta do Cruzeiro Esporte – Presidente Getúlio, Mateus também foi lembrado pelo time em uma publicação nas redes sociais. “Com apenas 17 anos, o jovem Mateus deixa um legado de fraternidade e amizade leal com as pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ele. Nesse momento de extrema dor, queremos nos solidarizar com a família do jovem Mateus Wiese. Agora ficam as lembranças dos momentos incríveis convividos com o Mateus e a mais profunda saudade”.
Bruna e Andrei
Bruna Ruseler Bozan tinha 27 anos e era casada com Andrei Rangel Bozan, de 28. Nas redes sociais, amigos publicaram registros saudosos do casal na igreja.
“Hoje sepultamos a nossa querida tecladista Bruna Bozan. Grande líder da JE juntamente com seu marido Andrei, que já foi sepultado ontem. Bruna partiu desta vida com apenas 27 anos, mas deixou um legado muito grande! Foram muitos anos como profe de escolinha bíblica, JE desde pequena acompanhando os pais, líder na área de artes, ativa no grupo de dança e no louvor. A sua morte deixa uma lacuna muito grande em nossa comunidade. Saudades até o céu!”, escreve um amigo.
Francieli, Daniel e Ariel
A tragédia também atingiu a família de Daniel Wiese, de 44 anos, e Francieli Hamm Wiese, de 34. Eles eram pais adotivos de Ariel Pereira, de apenas 5 anos. A enxurrada destruiu a casa da família na última quinta-feira e, segundo relatos, o pai, que estava com os dois filhos (Ariel e a outra filha do casal, de 13 anos), tentou pedir ajuda aos vizinhos durante a tempestade, mas foi atingido pela força da água.
“Ainda sem acreditar que isso realmente aconteceu com você e sua família. Justo agora que você estava realizando seu maior sonho de ser mãe… não pode ser real!”, desabafou uma amiga da vítima.
Durante a tarde desta terça-feira (22), o álbum de casamento de Daniel e Francieli foi encontrado entre os escombros no bairro Revólver. Além do casal e da criança, outras pessoas da família também foram vítimas da enxurrada: Dieter Wiese, de 50 anos, era irmão de Daniel e os dois eram filhos de Elsa Hilma Wiese (82 anos).
Alice, Walter e Vera
Vera Kloth Odorizzi, de 48 anos, foi encontrada na quinta-feira (17), em Presidente Getúlio. Ela era filha de Alice Kloth, de 78 anos e Walter Kloth, de 87. Vera deixa dois filhos e o esposo com quem foi casada por mais de 20 anos.
Os pais, Dona Alice Kloth e Walter, estiveram juntos por boa parte da vida. Foram mais de 60 anos de um relacionamento que gerou filhos, netos e bisnetos. O corpo da Dona Alice foi localizado no último domingo (20) e o seu companheiro, Walter, foi a 21ª vítima a ser localizada na manhã desta terça-feira (22) e ter a identidade confirmada pelo Instituto Geral de Perícias (IGP).
Outras vidas perdidas
Outras seis vítimas foram localizadas em Presidente Getúlio: Pâmela Taís Miranda (19 anos); Alexia Correa do Nascimento(19 anos); Lourdes Sehnem (57 anos); Lino Leopoldo Sehnem (89 anos); Lucilla Erhardt Sehnem (83 anos) e Mara Rovena Zink (66 anos).
Em Rio do Sul, os Bombeiros localizaram Aldo Cava (67 anos) e Eduvina Vicentin (79 anos). José Scaravonatto (44 anos) foi localizado em Ibirama.
Leia mais:
Grupo de voluntários trabalha no resgate e assistência aos animais em Presidente Getúlio
Ministério reconhece estado de calamidade em três municípios de Santa Catarina
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO