Acompanhe as últimas informações das chuvas em Blumenau
Na última medição, às 15h, o nível do rio estava em 9,55 e continua a regredir, no entanto ainda em alerta máximo
• Atualizado
Na manhã desta segunda-feira (09), o Rio Itajaí-Açú atingiu o seu pico em 10,19 metros, a situação causou alguns alagamentos e outras ocorrências pela cidade. Na última medição, às 15h, o nível estava em 9,55 e continua a regredir, no entanto ainda em alerta máximo. Acompanhe o nível do rio e as regiões afetadas pelas cheias pelo AlertaBlu.
Previsão do Tempo do AlertaBlu
Segunda (09)
Nesta segunda-feira, o cenário de instabilidade diminui, a circulação marítima mantém ao longo do dia o céu com a presença de muitas nuvens mas com aberturas de sol. Há condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. A máxima oscila entre 21 e 23ºC. Vento fraco de oeste passando para leste.
Terça (10)
Na terça-feira, a circulação marítima segue direcionada para a região do Médio Vale do Itajaí, mantendo ao longo do dia o céu variando entre nublado a encoberto com condição para chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. A mínima varia entre 16 e 18ºC e a máxima oscila entre 20 e 22ºC. Vento fraco de quadrante leste.
Quarta (11)
Na quarta-feira, ao longo do dia o sol aparece e a temperatura se eleva gradualmente. A partir da noite, há condição para chuva fraca e isolada, devido a aproximação de uma frente fria sobre SC. A mínima varia entre 16 e 18ºC e a máxima oscila entre 24 e 26ºC. Vento fraco de oeste passando para leste.
Ocorrências
Desde o fim da manhã desta segunda-feira (09), a Defesa Civil atendeu 22 novas ocorrências, chegando agora a 328. Destas, 11 são de deslizamento de pequeno porte. Destaque para uma queda de barreira na rua José de Oliveira, no Progresso, e uma queda de muro na rua Hedwig Schoenau, na Itoupava Norte.
No acumulado de 4 a 9 de outubro, são 209 ocorrências de deslizamento, 91 análises de risco, 17 quedas de árvore, oito alagamentos e três destelhamentos.
Bairros mais atingidos
Progresso – 45 ocorrências
Ponta Aguda – 25 ocorrências
Velha – 22 ocorrências
Velha Grande – 21 ocorrências
Fortaleza – 19 ocorrências
Escola Agrícola – 17 ocorrências
Itoupavazinha – 16 ocorrências
Quatro abrigos são desativados na cidade
As Secretarias de Defesa Civil e de Desenvolvimento Social desativaram mais quatro abrigos emergenciais nesta segunda-feira (09). Dez famílias foram deslocadas para outros abrigos e outras duas retornaram para suas residências.
Estes abrigos foram desativados porque estão localizados em escolas e assim as aulas podem retornar normalmente. Além do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, no Jardim Blumenau, os outros locais desativados foram EEB Victor Hering (Vila Nova), EBM Felipe Schmidt (Itoupavazinha), EEB Jonas Rosário Coelho Neves (Fidélis) e EEB Santos Dumont (Garcia).
Continuam ativos os abrigos Grupo Escoteiro Leões de Blumenau, Capela São João Batista, Igreja Evangélica Livre de Blumenau e Paróquia Luterana da Velha. Juntos os quatro estão acolhendo 100 pessoas (40 famílias), sendo 71 adultos, 20 crianças e nove adolescentes, além de seis cachorros e 17 gatos.
Blumenau em situação de emergência
O prefeito Mário Hildebrandt decretou situação de emergência em Blumenau. O decreto foi assinado e publicado na noite deste sábado (07) e já está no Diário Oficial. A situação das chuvas e a previsão de elevação do nível do rio para as próximas horas fez com que o prefeito tomasse a decisão.
O documento serve para várias situações, entre elas buscar recursos para atender situações causadas pela enchente – recuperação de locais atingidos, abastecer os abrigos e ampliar a condição de trabalho na desobstrução de vias. Além disso, a partir da publicação do decreto, o Exército Brasileiro se coloca à disposição da cidade para auxiliar.
O decreto 14.838, de 7 de outubro de 2023, foi publicado no Diário Municipal e tem vigência de 180 dias.
Aulas na rede municipal retornam na terça-feira
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação informa que as aulas nas Escolas Básicas Municipais (EBMs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Pública Municipal de ensino retornam na terça-feira (10).
Lembrando que na segunda-feira (09), as aulas estão suspensas, devido a previsão de alagamento em alguns pontos da cidade.
Em caso específicos de unidades que possam ser atingidas pelas cheias, o retorno vai acontecer quando a situação for normalizada na instituição.
A Secretaria de Educação, juntamente com a Defesa Civil está monitorando a situação e manterá todos os pais, responsáveis e servidores informados, conforme surgirem novas atualizações.
Aulas da Pró-Família retornam na quarta-feira (11)
A Secretaria da Família (Pró-Família) informa que, em função das fortes chuvas que atingiram Blumenau e região neste fim de semana, as aulas do Pró-Idoso e do Criança e Adolescente foram suspensas na segunda e terça-feira, dias 9 e 10. Na quarta, todas as atividades serão retomadas, tanto na sede, como nos polos externos.
Já o atendimento administrativo será retomado nesta terça-feira (10), assim como as inscrições para o casamento coletivo.
Transporte Coletivo de Blumenau retoma atendimento na segunda-feira
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), comunicou a retomada dos serviços de transporte coletivo na segunda-feira (09). Por conta do cenário de enchente, algumas linhas podem ter dificuldade de acesso em locais específicos e atraso nos horários de atendimento. Além disso, algumas variantes suspendem seu atendimento como medida de segurança por conta de áreas mais comprometidas.
A retomada visa atender as pessoas que seguem com sua jornada de trabalho habitual em locais que não foram atingidos pela enchente.
Confira abaixo as linhas já previstas com dificuldade de acesso em locais específicos e que terão alteração de itinerário:
- Linha 111 (Santa Clara): fará desvio pela Rua Guilherme Scharf. Já a variante ‘Morro Laguna’ fará seu trajeto até o ponto final do Fidelis;
- Linha 302 (Ristow): na variante ‘Morro Encano’ faz o seu trajeto somente até o Ristow;
- Linha 303 (Franz Muller): segue até a ponte da Rua Emil Wehmuth. Já a variante ‘Ribeirão Gebien’ segue até o ponto da mesma via;
- Linha 403 (Progresso/Santa Maria): operação não atende os Morros do Arthur e do Encano, seguindo apenas até o ponto final na Rua Belmiro Colzani;
- Linha 404 (Nova Rússia): segue apenas até a Estação de Tratamento III do Samae;
- Linha 406 (Leopoldo Heringer / Rua Guarapari): não atende a rua Leopoldo Heringer;
- Linha 506 (Pastor Oswaldo Hesse/Garuva): segue até o grupo escoteiro da Rua Pastor Osvaldo Hesse;
- Linha 510 (Oscar Burger): segue até o ponto final da linha Zendron;
- Linha 511 (Santa Fé): segue até a Rua Luiz Eleodoro da Silva;
- Linha 607 (Nova Esperança): não passa pela Rua Henrique Reif e faz desvio pela rua da empresa coca-cola;
- Linha 803 (Itoupava Rega): não atende a região da Itoupava Rega e segue até o ponto final da linha 804 (Vila Itoupava) próximo ao cemitério.
Linhas sem atendimento nas primeiras horas do dia:
- Linha 151 (Testo Salto): fica sem atendimento na variante ‘Ribeirão Schelter’;
- Linha 311 (Dona Edith): operação cancelada;
- Linha 407 (Manoel Salvador): operação cancelada;
- Linha 423 (Grevsmuehl): operação cancelada;
- Linha 707 (Concórdia): operação cancelada.
O cenário de atendimento será acompanhado durante todo o dia e em caso de necessidade, tanto de novas linhas afetadas e ou linhas que retomam o atendimento, avisos e novas comunicações serão feitas.
Samae prioriza coleta de resíduos em ruas afetadas por cheias
Com o objetivo de lidar com as possíveis consequências do aumento no descarte de resíduos danificados pelas águas, o Samae tomará ações específicas em áreas impactadas.
À medida que os níveis do rio forem baixando, as ruas que sofreram com as cheias recentes receberão atenção especial por parte do Samae. Isso se torna ainda mais crucial para mitigar os potenciais impactos ambientais e de saúde pública decorrentes do descarte inadequado desses resíduos.
Enquanto isso, nas demais vias da cidade, as coletas especiais, seletivas e convencionais seguirão o cronograma normal, visando manter a rotina da coleta.
Para assegurar a eficiência dessas operações e evitar transtornos, o Samae orienta a população a descartar os resíduos somente no dia em que o caminhão de coleta estiver programado para passar em sua rua.
Oktoberfest Blumenau retorna nesta quarta-feira
A Prefeitura de Blumenau informou a retomada da 38ª Oktoberfest a partir das 18h desta quarta-feira (11). A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (9). A festa havia sido suspensa na sexta-feira (6), em virtude das chuvas intensas na cidade.
Na data, o Secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel, divulgou uma nota de que por conta da suspensão, a festa será estendida até o dia 29 de outubro e não mais até 22 de outubro, como num primeiro momento.
Leia Mais
Reforço do exército
Durante a manhã de sábado (07), viaturas anfíbias e militares do exército brasileiro se deslocaram de Curitiba até Blumenau, onde vão ficar à disposição da Defesa Civil e outros órgãos de segurança. A ação faz parte da Operação Ânimo Forte.
Na prefeitura de Blumenau, no fim da manhã deste sábado, foi realizada uma reunião entre o exército e a prefeitura.
Leia o comunicado da Força tarefa mobilizada no 23º Batalhão de Infantaria
Devido às fortes chuvas e em cumprimento ao Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina que declarou situação de emergência, nas áreas dos 82 municípios do Estado afetados, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada deflagrou a Operação Ânimo Forte.
Inúmeros militares já estão em prontidão, assim como diversas viaturas, embarcações e pessoal especializado estão em deslocamento para a região de Blumenau/SC, onde permanecerão prontos e à disposição da Defesa Civil, com o objetivo de prestar assistência à população.
Veja registros dos veículos:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO