Rio do Sul amanhece com alagamentos e sofre terceira enchente de 2024; veja vídeo
Imagens mostram Rio do Sul com pontos de alagamento após o nível do Rio Itajaí-açú subir
• Atualizado
A cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, amanheceu com vários pontos de alagamentos em meio a terceira enchente que atinge o município em 2024. Conforme a Defesa Civil, o nível do Rio Itajaí-açú passa de 7,30 metros.
Leia Mais
O aumento do nível do rio fez com que a passagem de veículos pela ponte da rua Wenceslau Borini, também conhecida como “ponte da ximbica”, fosse impedida, por conta da água que invade a pista. Motoristas devem utilizar desvios e evitar passar pelo local.
Conforme a Defesa Civil, essa é única ocorrência de rua interditada por conta da elevação do nível do rio em Rio do Sul. A Guarda Municipal monitora outros locais que costumam ser atingidos com níveis entre 7 e 8 metros, mas ainda há condições normais de trânsito.
A Prefeitura informou que todo o serviço público terá funcionamento normal nesta segunda-feira (8), como secretarias municipais e departamentos, assim como unidades de saúde e de educação.
Confira o vídeo dos alagamentos em Rio do Sul
Abrigos abertos para receber moradores
Até o início da noite de domingo, quatro abrigos foram abertos para atender moradores que, preventivamente, retiram seus pertences por conta do risco de alagamentos.
O número de pessoas atendidas ainda não foi contabilizado, pois há uma chegada contínua de materiais e pessoas. Algumas famílias preferem trazer seus móveis para abrigos, mas ficam na casa de amigos ou parentes.
Segundo o município, a solicitação de abrigos deve ser feita sempre para a Defesa Civil, pelo telefone 199. Assim é possível fazer o gerenciamento da quantidade de pessoas e equipamentos para serem levados aos locais.
A Defesa Civil recomenda que o morador não deixe animais domésticos sozinhos nas residências, mas que, se possível, encaminhe o animal para a casa de algum conhecido que esteja fora de risco. Animais dentro dos abrigos não são permitidos, mas podem ficar em áreas fora dos alojamentos.
A orientação ainda é que o morador leve consigo medicamentos ou receitas médicas para evitar interrupção de tratamentos ou dúvidas em atendimentos médicos posteriores à saída.
Locais abertos e recebendo pessoas e móveis
- Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança – Capela São Sebastião
- Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança
- Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão
- Salão da comunidade evangélica Luterana do bairro Bela Aliança
Locais de sobreaviso caso tenha necessidade
- Salão do Lions Clube, no bairro Progresso
- Salão da paróquia São José Operário, no bairro Laranjeiras
- Moradora de SC cai em ‘golpe da cartomante’ e perde R$ 200 mil; entenda
- Grave acidente envolvendo caminhão leiteiro mata motociclista em SC
- Homem é preso por importunação sexual no Terminal Cidade de Florianópolis
- Idosa morre após acidente com ônibus em Joinville
- Homem passa por transplante de rosto e resultado impressiona
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO