Rio do Brás é tomado por plantas macrófitas novamente em Florianópolis
Em 2022, a poluição do rio preocupou os moradores no Norte da Capital
• Atualizado
O Rio do Brás, em Canasvieiras, Florianópolis, voltou a ficar novamente tomado por plantas macrófitas. O assunto voltou a ser comentado, após José Luiz Sardá, presidente do Instituto SOS Rio do Brás, compartilhar imagens de como encontra-se o local, cobrando a Prefeitura de Florianópolis: “Necessário e urgente a limpeza, a retirada das plantas macrófitas do rio do Brás!“. Em 2022, a poluição do rio preocupou os moradores no Norte da Capital.
Ao Portal SCC10, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável informou que a retirada das plantas macrófitas vai começar na próxima segunda-feira (19).
Em nota, a CASAN também informou que as suas atividades não causam o aumento das plantas macrófitas no Rio do Brás e que realiza manutenções preventivas na estação elevatória de esgoto da região. Também ressalta que a maior parte da bacia hidrográfica do rio já possui rede coletora de esgoto implantada. Confira a nota completa:
“A CASAN informa que suas atividades não causam o aumento das plantas macrófitas no Rio do Brás. A Companhia realiza manutenções preventivas na estação elevatória de esgoto da região, o que garante a ausência de poluição vinda de suas instalações.
A CASAN também tem uma Unidade de Recuperação Ambiental (URA) que colabora com a recuperação da qualidade do rio, minimizando a chegada de água da chuva contaminada por esgoto nesse curso d’água.
Além disso, é importante ressaltar que a maior parte da bacia hidrográfica do Rio do Brás já possui rede coletora de esgoto implantada. A Companhia está empenhada na fiscalização das ligações clandestinas, mas é fundamental que todos executem suas ligações de esgoto corretamente à rede, para evitar que aconteça a contaminação”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO