Geral Compartilhar
ENCONTRO NO VATICANO

Quem são os arcebispos de SC que irão encontrar Leão XIV

Arcebispos das Arquidioceses de Joinville e Chapecó receberão o pálio

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Arcebispo da Arquidiocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach | Arcebispo da Arquidiocese de Chapecó, Dom Odelir José Magri | Foto: reprodução
Arcebispo da Arquidiocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach | Arcebispo da Arquidiocese de Chapecó, Dom Odelir José Magri | Foto: reprodução

Os arcebispos de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, e de Chapecó, Dom Odelir José Magri, tem um encontro marcado com o papa Leão XIV, no Vaticano. No dia 29 de junho, os representantes das duas arquidioceses catarinenses participarão da cerimônia de imposição do pálio.

A entrega do pálio está relacionada ao juramento de lealdade ao papa e seus sucessores pelos metropolita. O pálio é uma faixa de pano de lã branca, colocada sobre ombros dos arcebispos, simbolizando a ovelha que um pastor carrega, assim como Jesus Cristo fez com a ovelha perdida.

Em entrevista ao SCC10, o arcebispo Dom Francisco contou sobre a alegria diante da oportunidade de se encontrar com Robert Prevost, novo papa eleito na última quinta-feira (8). Para o arcebispo, será um “momento muito bonito”.

Ouça o trecho da entrevista com o arcebispo de Joinville

Mensagem para o papa Leão XIV

Segundo o arcebispo, a mensagem que deseja levar ao papa é a reafirmação de afeto e compromisso.

“A minha mensagem que pretendo levar é mais uma vez dizer-lhe do meu afeto. Buscarei fazer o melhor, e com todos os desejos não apenas meus, mas de todos os católicos da arquidiocese. Estamos contentes com sua nomeação e estaremos sempre rezando para que ele conduza um ótimo ministério petrino”, disse.

Além disso, Dom Francisco acredita que a escolha do novo papa vai além de uma escolha humana.

“A ação do Espírito Santo se fez presente”, afirmou.

“Perfil de Francisco se repetindo”

Sobre o papa Leão XIV, o arcebispo pontua semelhanças com o papa Francisco. Porém, ele afirma que cada pontificado possui características únicas.

“Acredito sim em um trabalho de continuidade. Deu para perceber claramente que é um papa moderado, simples, humilde e vai ao encontro das pessoas”, ressaltou o arcebispo.

Arcebispo de Joinville aponta semelhanças entre papa Francisco e Leão XIV

SC ganhou duas arquidioceses em 2024

Santa Catarina ganhou duas arquidioceses em 2024, em um reconhecimento feito pelo Papa Francisco. Os municípios de Joinville e Chapecó foram contemplados e deixaram de ser dioceses.

Na cerimônia, os Bispos, Dom Francisco Carlos Bach, de Joinville, e Dom Odelir José Magri, de Chapecó, foram nomeados como os novos arcebispos metropolita da região.

A nova Arquidiocese de Joinville passou a presidir a província eclesiástica, que inclui as dioceses sufragâneas de Blumenau e Rio do Sul, enquanto Chapecó de Lages, Joaçaba e Caçador.

O que é arquidiocese?

Uma arquidiocese, também chamada de província eclesiástica, é uma divisão administrativa que abrange dioceses vizinhas, assumindo essa posição devido ao seu tamanho ou relevância histórica. Esta estrutura ajuda a Igreja a gerenciar suas dioceses de forma mais eficaz e a melhorar o apoio pastoral às comunidades.

Quem é o arcebispo de SC que encontrará o novo papa em Roma
Foto: divulgação/Arquidiocese de Joinville

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.