Cotidiano Compartilhar
situação de emergência

Quase 150 ocorrências são registradas pela Defesa Civil de Itajaí; veja atualizações do município

Foram atendidas somente nesta manhã cerca de 30 ocorrências entre alagamentos, inundações, desobstrução de bueiros e manutenção de buracos

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: SCC – SBT Itajaí.
Foto: SCC – SBT Itajaí.

A Defesa Civil de Itajaí registrou quase 150 ocorrências de sexta-feira (06) até a manhã desta segunda-feira (09) devido aos altos volumes de chuva ocorridos em curto espaço de tempo. O órgão de proteção e segurança, com auxílio das forças de segurança e entidades municipais, atendeu somente nesta manhã cerca de 30 ocorrências entre alagamentos, inundações, desobstrução de bueiros e manutenção de buracos. O acumulado nas últimas 48 horas foi superior a 65 milímetros na cidade.

O Município segue em situação de emergência e alerta para possibilidade de inundações graduais ao longo da tarde desta segunda-feira (09), devido à constante elevação do nível dos rios na cidade. A projeção é que possam ocorrer alagamentos em função da subida da maré, a partir das 11h59 desta segunda.

Ocorrências

Uma das principais ocorrências aconteceu no bairro Murta, quando a rua Tiradentes apresentou risco de desabamento na calçada próxima ao rio. Devido ao alagamento, ainda não foi possível realizar a avaliação da área e o perímetro foi isolado. Também foram registrados perigos de desabamentos nos bairros Fazenda e São Vicente.

Houve ainda ocorrências de alagamentos nos bairros: Barra do Rio, Centro, Cidade Nova, Cordeiros, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Salseiros, Santa Regina, São Judas, São Vicente, Murta, Portal II e Praia Brava. Mais de 50 ruas foram afetadas por inundações na cidade.

A Defesa Civil destaca a importância de estar atento diariamente aos avisos e boletins meteorológicos, pois os modelos de previsão estão sendo atualizados frequentemente. Com o solo encharcado, é fundamental que a população fique alerta em relação a movimentações de terra ou rochas nas proximidades de suas residências. Caso haja qualquer sinal, é recomendado que as famílias deixem suas casas e contatem os serviços de emergência pelo 199 ou 193.

Os boletins informativos podem ser acompanhados através do site e também pelas mídias sociais do órgão de segurança e proteção e da Prefeitura de Itajaí. A geolocalização dos abrigos e informações das chuvas e níveis dos rios também está disponível no app Conecta.í.

Situação dos abrigos no município

Até este momento, quatro abrigos seguem ativados na cidade: Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão (rua Odílio Garcia, nº 445, bairro Cordeiros), Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo (rua Estefano José Vanolli, nº 1029, bairro São Vicente), Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI) (rua José Pereira Liberato, nº 1398, bairro São João), um abrigo com acessibilidade para pessoas com deficiência, e Salão Paroquial da Igreja do São João (Rua Doutor Pedro Rangel, 154, São João).

Os três primeiros locais atingiram a sua capacidade máxima e há vagas apenas no abrigo do Salão Paroquial da Igreja do São João. Ao todo, 361 pessoas estão acolhidas.

Foto: Prefeitura de Itajaí.

Previsão do tempo

Segunda (09)

Nesta segunda-feira (09), a aproximação de um sistema de alta pressão pelo Rio Grande do Sul favorece a melhora gradativa das condições do tempo em Santa Catarina. No litoral, a oferta de umidade do oceano para o continente favorece maior cobertura de nuvens com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. O risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos, em decorrência dos volumes de chuva registrados nos dias anteriores. As temperaturas se mantêm amenas e o mar fica pouco agitado com ondas de sudeste/leste entre 1,3 e 1,8 m.

Terça (10)

Na terça-feira (10), a circulação marítima mantém maior cobertura de nuvens e há condição para chuvas fracas passageiras. O risco é alto para deslizamentos devido à água presente no solo.

Quarta (11)

Já na quarta-feira (11), a circulação marítima mantém maior cobertura de nuvens e há condição para chuvas fracas passageiras. A chance continua alta para deslizamentos devido à água presente no solo.

Quinta (12)

Na quinta-feira (12), os temporais, associados a formação e passagem de uma frente fria por Santa Catarina seguem ocorrendo e avançam em direção ao nordeste e norte do estado, especialmente entre a madrugada e o período da manhã, persistindo durante o restante do dia. Há condição para chuva forte a volumosa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e deslizamentos.

Itajaí decreta estado de emergência hídrica

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, decretou na noite deste domingo (08) estado de emergência hídrica na cidade. A medida foi tomada devido ao elevado volume de chuvas, à tendência de elevação do nível dos rios e ao alto índice de turbidez no Rio Itajaí-Mirim.

O decreto alerta para a possibilidade de desabastecimento de água, em razão das dificuldades em operar o sistema das estações de tratamento de água. Ele foi apresentado pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura – Semasa, assinado pelo diretor geral, Diego Antonio da Silva.

O Semasa em conjunto com os demais órgãos da administração municipal deverá adotar medidas destinadas à prevenção e mitigação dos efeitos do desabastecimento, podendo requisitar veículos, equipamentos, materiais e servidores públicos, além de atuar emergencialmente na aquisição de insumos necessários para atender serviços essenciais.

O decreto entra em vigor a partir deste domingo pelo prazo de 180 dias.

Forte correnteza do Itajaí-Mirim danifica parte do sistema de captação

A plataforma flutuante onde estão motobombas de captação de água bruta, no Rio Itajaí-Mirim, sofreu danos, provavelmente pelo impacto de materiais trazidos pela forte correnteza durante a madrugada. Na manhã desta segunda-feira (9), a estrutura afundou parcialmente. Imediatamente, equipes técnicas foram chamadas, com apoio de guindaste, para recuperar a estrutura. Neste momento, a plataforma está sendo içada.

O equipamento tem função de captar a água bruta para as estações de tratamento (ETAs). Outro sistema, instalado em 2021, está em pleno funcionamento e mantém o serviço das ETAs. Com a alta turbidez no rio, por volta de 1300 NTUs (unidades de turbidez) registrada às 14h30, a operação das estações está reduzida. O conjunto de reservatórios do São Roque apresenta 15% da capacidade e Arapongas 50%.

Unidades de saúde funcionam normalmente nesta segunda-feira (09)

As unidades básicas de saúde e de pronto atendimento, centros especializados e a farmácia municipal funcionam normalmente nesta segunda-feira (09). De acordo com a Secretaria de Saúde de Itajaí, as fortes chuvas e inundações que afetaram a cidade no fim de semana não provocaram danos graves nos espaços de saúde.

Ainda, segundo a Secretaria, por conta da falta pontual de profissionais que residem em áreas afetadas, o atendimento nas unidades básicas ocorre por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento prévio nesta segunda. Já as unidades de saúde do Rio Bonito, Bambuzal e do Santa Regina, que teriam horário estendido até as 22h, funcionarão apenas até as 19h nesta segunda-feira.

Unidades Básicas de Saúde de Murta e do Jardim Esperança suspendem atendimento nesta segunda (09)

Os atendimentos das Unidades Básicas de Sáude da Murta e do Jardim Esperança estão suspensos nesta segunda-feira (09) devido às inundações provocadas pelas chuvas intensas na região. A previsão é que os serviços retornem nesta terça-feira (10), a depender das condições climáticas.

Caso necessitem de atendimento, os moradores das localidades da Murta e do Jardim Esperança têm como alternativas as UBSs Costa Cavalcante e Cordeiros. Além disso, há também as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Cordeiros e do Centro Integrado de Saúde (CIS), bem como o serviços de Urgência e Emergência (Samu e/ou Bombeiros), que podem ser acionados pelos números 192 e 193, respectivamente.

Cobrança de estacionamento rotativo é suspensa

O município de Itajaí, por meio da Secretaria de Segurança Pública, decidiu suspender a cobrança de estacionamento rotativo nesta segunda (09) até quarta-feira (11). A medida leva em consideração a situação das chuvas e inundações na cidade. O retorno da cobrança está previsto para sexta-feira (13), após o feriado, se as condições climáticas forem favoráveis.

De acordo com a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), serão colocados avisos nos parquímetros e o aplicativo Vago ficará bloqueado para pagamentos no período da suspensão. As alterações estão sendo feitas na manhã desta segunda.

Situação do Ferry Boat em Itajaí

A NGI Sul informa que o Ferry Boat que faz a travessia entre as regiões centrais de Itajaí e Navegantes está funcionando normalmente nesta segunda-feira (09), com quatro embarcações em duas rampas.

Já a balsa que faz a ligação entre os bairros Barra do Rio (Itajaí) e Machados (Navegantes) continua com sua operação suspensa por questões de segurança aquaviária, em decorrência da forte correnteza dos rios Itajaí-açu e Itajaí-mirim. Uma nova avaliação será feita na manhã desta terça-feira (10), e até lá, a opção é utilizar a travessia das regiões centrais. Desde o último sábado, a balsa está inoperante por causa das fortes chuvas que assolam o vale do Itajaí.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.