Projeto de Lei pode proibir outdoors em cidade catarinense
Entidades empresariais se reuniram com o prefeito e pediram medidas urgentes para controlar a poluição visual na cidade
• Atualizado
Um Projeto de Lei pode proibir outdoors na cidade de Pomerode, localizada no Vale do Itajaí. Durante uma reunião nesta terça-feira (04), entidades empresariais e do trade turístico de Pomerode fizeram um pedido ao prefeito Ércio Kriek para que sejam implementadas medidas urgentes para controlar a poluição visual na cidade. De acordo com o colegiado, a quantidade crescente de placas dificulta a visualização das construções e paisagens da cidade, e até mesmo prejudica a leitura da sinalização de trânsito.
A solicitação formal ocorreu por iniciativa da Câmara Setorial de Turismo de Pomerode, formada por Associação Visite Pomerode (Avip), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Empresarial de Pomerode (Acip), Rota do Imigrante, Rota do Enxaimel, Rota Raízes Germânicas, Rota Liebestal, Handgemacht, Handwerk, Kreativer Platz e Fundação Hermann Weege.
As entidades ressaltam que placas, outdoors e banners causam prejuízo ao potencial turístico, ao patrimônio histórico e à harmonia visual da cidade. Reforçam ainda que ações mais efetivas já foram tomadas em diversas cidades do Brasil, seja em locais turísticos como Gramado ou grandes centros urbanos, como São Paulo, e a percepção geral foi positiva.
“O prefeito foi receptivo e pareceu disposto a tomar medidas na direção que sugerimos. Acredito que a reunião dará frutos, todos estão de acordo que medidas para reduzir a poluição visual serão benéficas para Pomerode”, avaliou o presidente da Acip, Fredi Zmazek Goede.
Projeto de Lei pode proibir outdoors em Pomerode
O assunto vem sendo abordado desde 2006 em Pomerode. Segundo as entidades, já houve diversos esboços de projetos de lei e apelos por providências, mas é a primeira vez que todas as entidades empresariais e do trade solicitam conjuntamente ações da prefeitura municipal.
Em novembro de 2022, a prefeitura de Pomerode promulgou um decreto restringindo novas placas, mas, segundo as entidades, a iniciativa não foi suficiente para resolver o problema.
Após a reunião, o prefeito Ércio Kriek se comprometeu a mandar um projeto para Câmara de Vereadores proibindo outdoors em Pomerode.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO