Proibição de cães em praias de BC gera campanha entre tutores nas redes
Os envolvidos na campanha sabem sobre a existência dessa lei, mas lutam para que seja permitido a entrada de animais.
• Atualizado
Após a Prefeitura colocar sinalizações nas praias de Balneário Camboriú indicando a existência da Lei Municipal 2445 que proíbe a presença de cães (exceto cães-guias), gatos ou outros animais; Tutores começaram a se posicionar sobre o ocorrido.
Segundo a Secretária do Meio Ambiente, Maria Heloísa Lenzi, a lei de proibição existe desde 1974, apenas foram implantadas sinalizações mais visíveis em virtude do aumento da faixa de areia. Também, afirma que existe um material de conscientização que explica todos os males que podem acontecer com os animais ao frequentar a praia, e as doenças que podem ser transmitidas.
Com o assunto gerando grade repercussão, principalmente para os donos de animais. Começou a circular uma campanha nas redes sociais chamada #vaitercachorronapraiasim.
Essa campanha foi feita como resposta a Prefeitura de Balneário Camboriú em relação as faixas de areia da praia. De acordo com Luiz Fernando, administrador do perfil da campanha, no Projeto de Lei constam laudos que comprovam que cachorros vacinados e vermífugo não transmitem doenças.
“Temos muitos pontos que precisamos esclarecer para a população ainda. Muitos acreditam que os cães podem causar doenças principalmente as crianças, que os cães iriam sujar a praia, onde na verdade sabemos que o problema não é esse”, afirma Fernando.
Os envolvidos na campanha sabem sobre a existência dessa lei, mas lutam para que seja permitido a entrada de animais. O Luiz Fernando explicou para a equipe do Portal SCC10, que pesquisas afirmam que na maioria das casas brasileiras existem cachorros, e que na maioria das vezes os tutores também não viajam se não puderem levar seus cães.
“Todavia, a lei permitindo os cães, seria uma ótima opção para o turismo e a economia local”, disse.
As regras para a lei permitindo os cães seriam de portar a carteirinha de vacinação, recolher as necessidades, estar de coleira, entre outros.
Sobre o movimento
O movimento iniciou em uma brincadeira no Instagram do cachorro @frederico_westie, na qual durante as eleições passadas ele se “lançou” como candidato.
E na pauta estava os desejos da maioria dos cachorros, como por exemplo comida dos humanos, já que era uma grande brincadeira. Porém, as coisas foram tomando uma grande proporção e o dono do cachorro, Luiz Fernando, viu uma oportunidade de reivindicar direitos que consideram-se realmente importantes para o animal, como ir a praia com os donos.
O post chegou até a cachorra que iniciou a campanha dos cachorros na praia no Rio de Janeiro, entrando em contato com Fernando para iniciar a campanha em Balneário Camboriú também.
A luta não para. São muitos os envolvidos nessa causa. Existem muitas pessoas que são a favor da lei que proíbe animais nas praias e outras que são contra essa lei. E você? Concorda ou não com essa lei? Qual o seu posicionamento sobre isso? De que lado você está? O futuro ainda é muito incerto, mas em algum momento tudo pode mudar.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO