Procon de Florianópolis fiscaliza lojas para a Black Friday
A ação permitirá que o órgão autue as empresas que pratiquem publicidade enganosa ou por descumprimento de oferta
• Atualizado
No dia 27 de novembro diversos estabelecimentos comerciais irão realizar campanhas divulgando promoções para atrair a atenção dos consumidores com descontos sob o slogan ‘Black Friday’.
A Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão, por meio do Procon Municipal de Florianópolis, está fazendo o monitoramento de preços de uma amostra de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos para orientar o consumidor se as ofertas têm realmente o desconto anunciado. A ação permitirá que o órgão autue as empresas que pratiquem publicidade enganosa ou por descumprimento de oferta.
Para coibir uma das maiores reclamações dos anos anteriores, como anúncios de falsas promoções e descontos, a equipe do órgão está fazendo, desde o início de outubro, fiscalizações periódicas nas lojas das principais redes varejistas. Desta forma será possível verificar se os descontos oferecidos são verdadeiros.
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Segundo pesquisa encomendada pelo Google à consultoria Ipsos, 64% dos brasileiros têm intenção de comprar no evento este ano. O levantamento, realizado em setembro com 500 entrevistados, identificou ainda dois perfis distintos de consumidor: um mais cauteloso, representando 44% do total, e um mais aberto, com 56%. “A fiscalização da Black Friday é para ver se realmente as empresas estão dando desconto nesse dia e evitar que os consumidores caíam em propagandas enganosas, já que é uma liquidação com grandes descontos”, diz o Diretor do Procon Municipal de Florianópolis, Alexandre Farias Luz.
“O Procon está fazendo essa ação no comércio para evitar que os consumidores sejam enganados. A prática abusiva de aumentar o preço e depois diminuir falando que é promoção, é propaganda enganosa. Com a fiscalização, as empresas estão cientes que o Procon está de olho para coibir essa prática. E, se caso aconteça será penalizada por propaganda enganosa”, finaliza o diretor.
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