Cotidiano Compartilhar
Qualificação

Primeiro emprego: ONG abre 500 vagas para curso on-line e gratuito

As vagas são para formação de jovens catarinenses de 17 a 22 anos de todas as cidades do Estado

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil

O Instituto PROA em Santa Catarina abriu 500 vagas para o curso de formação que apoia jovens de 17 a 22 anos a conquistarem o primeiro emprego. As inscrições da segunda edição do projeto se estendem até a próxima sexta-feira (29) e podem ser feitas no site da ONG. As aulas estão previstas para iniciar em 1º de agosto.

On-line e gratuito, o curso será realizado na Plataforma PROA e é destinado a jovens de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública, residentes em qualquer cidade do Estado.

Jovens que já estejam trabalhando, mas estão em busca de recolocação profissional, também poderão participar das aulas. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a disputar vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do PROA.

“Participar da Plataforma PROA é uma oportunidade para que o jovem se torne protagonista de sua vida, mediante o aprendizado de conteúdos comportamentais, culturais e técnicos. A partir de uma ampla pesquisa com empresas de Santa Catarina e uma aproximação com o poder público de alguns municípios do Estado, entendemos quais são as competências necessárias para que os alunos estejam preparados para atender as reais demandas do mercado”, afirma a catarinense Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Como funciona

A ONG atua no estado desde dezembro de 2021 e tem se dedicado a estreitar laços com cidades catarinenses para que mais jovens sejam beneficiados com o projeto, que tem como objetivo promover um desenvolvimento social mais sustentável e solidário. O Instituto firmou parceria com representantes das prefeituras de Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville e Itajaí. Em breve, será oficializado um acordo com as cidades de Gaspar e Lages. Dessa forma, o poder público também está envolvido na promoção de iniciativas do Instituto PROA.

O curso tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30/dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário que o aluno achar mais conveniente, além de um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos. Os selecionados ganham material didático virtual, certificado de conclusão emitido pelo PROA.

“Eu indico muito o curso, porque ele realmente prepara para o mundo do trabalho. Entre outros temas, aprendemos a desenvolver habilidades socioemocionais. Com certeza, o PROA e toda essa experiência irão me ajudar a conseguir o meu primeiro emprego”, diz Arthur Kirchner da Silva, 17 anos, morador de Palhoça e que está na primeira turma do curso.

Por meio de aprendizagem ativa, os alunos ingressam em uma jornada sobre os temas: Autoconhecimento (20h), Planejamento de Carreira (20h), Projeto Profissional (20h), Raciocínio Lógico (20h) e Comunicação (20h).

O processo de seleção para iniciar o curso inclui duas etapas: primeiro, os jovens respondem um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, depois é realizada uma análise comportamental, por meio de áudio enviado no WhatsApp sobre o motivo de interesse no PROA e como as aulas impactarão o futuro do candidato.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.