Programa Mão Amiga: Prefeitura de Chapecó adquire novo espaço para internação involuntária
Segundo a Prefeitura, lá eles vão receber abrigo, alimentação e roupas, além de atendimento individual
• Atualizado
A Prefeitura de Chapecó adquiriu um novo espaço para atender a população em situação de rua encaminhada para internação involuntária pelo programa Mão Amiga. Segundo a Administração Municipal, o movimento reduziu em cerca de 90% a população de rua em três anos.
Leia Mais
A estrutura pertencia a uma igreja, na linha Tafona, interior do município, e foi adquirida pela Prefeitura por R$ 2,7 milhões. O projeto visa adaptar o local para atender nos moldes de uma comunidade terapêutica. O espaço conta com 70 leitos, alas feminina e masculina, cozinha, banheiros e auditório, podendo oferecer acolhimento, capacitação e tratamento para os abrigados.
O prefeito João Rodrigue reuniu a equipe no local na quarta-feira (22), para organização e alinhamentos do novo serviço. Estiveram presentes membros das Secretarias da Família e Proteção Social, Saúde, Segurança Pública e Serviços Urbanos e Zeladoria.
Segundo o prefeito, depois da abordagem, esses cidadãos que antes eram encaminhados para a Casa de Passagem do bairro São Cristóvão, serão levados para esse novo espaço. Lá eles irão receber abrigo, alimentação e roupas, além de atendimento individual para cada um deles.
O novo espaço também conta com atendimento médico e de toda equipe de saúde e os encaminhamentos necessários para cada caso. Os internados também vão participar de cursos, capacitação e treinamentos.
“Não é somente tirar o morador da rua e proporcionar um ambiente melhor, tem que ofertar tratamento, oportunidades para ele mudar de vida e conseguir retornar ao convívio social e familiar novamente”, comentou o prefeito João Rodrigues.
Ainda conforme a prefeitura, além desse espaço, para esse primeiro atendimento, Chapecó terá a “Casa dos Recuperados”, um espaço para que aqueles que já podem voltar ao convívio social, possam ficar até se organizar e que consigam seguir a sua vida. Também vão continuar recebendo o suporte necessário.
Projeto Mão Amiga
O Programa Mão Amiga, desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó, visa proporcionar o internamento para pessoas em situação de rua para tratamento de dependência química.
Houve um trabalho integrado da Assistência Social, Saúde e Segurança Pública. As famílias passaram a pedir auxílio e a Prefeitura encaminhou para clínicas de desintoxicação e, posteriormente, para comunidades terapêuticas.
Desde 2022, quando iniciou, o programa já atendeu 524 pessoas, sendo que destes 268 estão bem, seis estão em desintoxicação e 119 em comunidades terapêuticas.
Em janeiro de 2021, havia 416 pessoas em situação de rua em Chapecó. Atualmente temos 48 pessoas em situação de rua, mas que não permanecem na rua, ficam entre a Casa de Passagem e a rua e são atendidos pelas equipes da Secretaria da Família, segundo a Diretora de Acolhimento e Apoio de Dependentes Químicos da Prefeitura.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO