Cotidiano Compartilhar
viagem remarcada

Prefeito de Blumenau adia viagem ao RS após alerta de chuva intensa no estado gaúcho

Mário Hildebrandt irá para as cidades de Lajeado e Estrela

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau/ Foto: SCC Meio-Dia.
Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau/ Foto: SCC Meio-Dia.

Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Blumenau anunciou que a viagem de Mário Hildebrandt ao Rio Grande do Sul foi adiada devido a possibilidade de chuva intensa nos próximos dias no estado gaúcho. O prefeito irá visitar as cidade de Lajeado e Estrela, ambas adotadas por Blumenau após enchentes afetarem os municípios. Hildebrandt irá ao estado vizinho a pedido dos prefeitos das duas cidades, para apoiar e buscar orientar as equipes no trabalho de reconstrução e montagem dos abrigos provisórios.

De acordo com o relato das equipes, que já estão no local trabalhando em Lajeado e Estrela desde a última semana, esse apoio tem sido fundamental.

“São cidades que não têm a experiência que Blumenau tem em situações de crise como essa e por isso a nossa presença lá tem feito muita diferença pra elas. Nosso objetivo é também levar orientação para as equipes de gestão dos dois municípios, uma vez que sabemos que a reconstrução não será simples e nem rápida. Estou em contato diário com os prefeitos Marcelo e Elmar e já os garanti que Blumenau os ajudará em tudo o que estiver ao nosso alcance enquanto cidade”, ressalta Hildebrandt.

Blumenau vai apoiar Lajeado e Estrela com equipamentos para limpeza das cidades

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (10), com os secretários municipais e vereadores na Prefeitura de Blumenau, o prefeito Mário Hildebrandt definiu que, além da campanha de arrecadação de donativos em prol do Rio Grande do Sul, o município irá auxiliar com suporte técnico as cidades de Lajeado e Estrela, situada na região do Vale do Taquari.

Neste primeiro momento, Blumenau fornecerá a Lajeado maquinários e caminhões para ações de resposta.

“Em contato com o prefeito local, veio uma solicitação dele para que nós auxiliássemos com equipamentos para desobstrução e limpeza de vias urbanas. Então, dentro da nossa possibilidade, encaminharemos maquinário e também operadores, para contribuir nesta missão, que para nós já é bastante familiar”, explica Hildebrandt.

Equipamentos como retroescavadeiras, caçambas e caminhões pipas serão fornecidos pelo Samae e também pela Intendência Distrital da Vila Itoupava, bem como, os operadores de ambas as secretarias que partem para esta missão na próxima segunda-feira, 13.

Equipe de apoio emocional

A cidade também enviará uma equipe de apoio emocional, da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), para auxiliar os moradores com orientações e diretrizes de como seguir de agora em diante. Serão 12 profissionais que adotarão a cidade de Estrela como sua segunda casa por um período de 15 dias, divididos em três escalas de quatro servidores.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.