Praia Central de Balneário Camboriú está quase 100% própria para banho, aponta IMA
Apenas dois locais estão impróprios o Pontal Norte, nas proximidades do Canal do Marambaia, e a Lagoa de Taquaras
• Atualizado
Segundo dados divulgados nesta terça-feira (20) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) a Praia Central de Balneário Camboriú está praticamente 100% própria para banho. As informações são resultado de coletas realizadas na segunda-feira (19) em pontos de monitoramento distribuídos ao longo do litoral catarinense.
Conforme o IMA, há apenas dois locais impróprios em Balneário Camboriú, o Pontal Norte, nas proximidades do Canal do Marambaia, e a Lagoa de Taquaras. O instituto apontou que os demais pontos analisados na cidade foram considerados próprios para banho.
Balneário Camboriú tem praias próprias para banho
Para o diretor-presidente da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Auri Pavoni, o resultado marca uma mudança significativa em relação aos últimos anos.
“É um resultado excelente, principalmente se compararmos com períodos recentes, quando os índices de balneabilidade eram alarmantes. Desde dezembro, antes mesmo da alta temporada, e agora já avançando pela segunda metade de janeiro, as praias de Balneário Camboriú vêm se mantendo próprias para banho, o que demonstra consistência nos resultados”, destacou.
Segundo Pavoni, a melhora nos índices de balneabilidade está diretamente ligada ao desempenho da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Esperança.
“A ETE tem operado de forma contínua acima dos 80% de eficiência desde dezembro, mesmo com o aumento expressivo da carga durante a temporada. Esse desempenho foi fundamental para a melhoria da balneabilidade das praias”, explicou.
Por que o Pontal Norte está impróprio para banho?
O fato Pontal Norte, próximo ao Canal do Marambaia, está impróprio para banho, foi causado por um vazamento de esgoto no emissário, identificado nos últimos dias, segundo Pavoni,
“Esse problema teve impacto direto nos resultados do local. A Emasa já realizou o conserto do emissário, em conjunto com intervenções no sistema de drenagem da Avenida Atlântica, e a expectativa é que as próximas análises do IMA apresentem um cenário ainda mais positivo”, afirmou Pavoni.
A projeção da autarquia é que, com as correções realizadas, a Praia Central possa alcançar 100% dos pontos próprios para banho nas próximas medições.
Novas obras devem reforçar balneabilidade em 2026
O presidente da Emasa também anunciou novos avanços para os próximos meses. Segundo ele, em março de 2026 serão retomadas as obras do programa Praia 100% Limpa, considerado estratégico para consolidar de forma definitiva a qualidade ambiental da orla.
“Comemoramos os resultados atuais, mas temos consciência de que é preciso avançar continuamente. Vamos trabalhar ainda mais forte em 2026 para garantir qualidade ambiental, segurança sanitária e tranquilidade para moradores e turistas”, concluiu.
Os dados de balneabilidade do IMA são atualizados semanalmente e podem ser acompanhados pelos banhistas, servindo como referência para quem frequenta as praias de Balneário Camboriú e de todo o litoral catarinense.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO